CLUBES

Galeria de Fotos

Retrospectiva: Veja 20 momentos marcantes do Vasco na década

A década do Vasco foi movida por altos e baixos com uma guerra politica e problemas financeiros, que atrapalharam o desempenho esportivo do clube. Ao longo desses 10 anos, o auge foi o título inédito da Copa do Brasil em 2011. Em compensação, o clube amargou mais dois rebaixamentos e duas eleições decididas na justiça. Venha conferir momentos marcantes do Vascão na década.
1 - 21
2011 - O primeiro ano da década foi excelente para o Vasco, que formou um time competitivo e disputou títulos importantes. O auge foi a conquista inédita da Copa do Brasil diante do Coritiba, no Couto Pereira. Com o grito entalado há 11 anos, a torcida do Gigante da Colina enfim voltou a comemorar um título nacional após um longo e incômodo jejum. Foi uma campanha com cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
2 - 21
2011 - No mesmo ano, o Vasco disputou o título do Campeonato Brasileiro com o Corinthians até a última rodada. No entanto, o troféu ficou com os paulistas, e o Cruz-Maltino não conseguiu vencer as duas competições nacionais juntas em 2011. Nos duelos decisivos contra o Timão, os times empataram por 2 a 2, em São Januário, e no Pacaembu, a equipe paulista venceu por 2 a 1.
3 - 21
2012 - Na temporada seguinte, o Vasco fez novamente uma boa campanha no Campeonato Brasileiro e terminou na quinta colocação. No entanto, não conseguiu garantir uma vaga na Copa Libertadores 2013.  Apesar do início com dez vitórias, quatro empates e somente uma derrota nos primeiros 15 jogos, uma sequência de seis derrotas seguidas entre outubro e novembro minou as chances de título e vaga na competição continental.
4 - 21
2012 - Pela Copa Libertadores, o Gigante da Colina avançou até as quartas de finais e novamente encontrou o Corinthians de Tite. Após o empate por 0 a 0 em São Januário, as equipes empatavam em São Paulo, até que a bola sobrou para Diego Souza depois de um erro de Alessandro. O jogador ficou na cara do gol, mas desperdiçou a oportunidade e Cássio fez boa defesa. Aos 42, Paulinho, de cabeça, decretou a classificação do Timão, que conquistaria o título inédito meses depois.
5 - 21
2013 - Após dois bons anos, os problemas financeiros do clube voltaram a aparecer com mais força e depois de uma fraca campanha no Brasileirão, o Cruz-Maltino foi rebaixado pela segunda vez em sua histona. Com uma briga generalizada entre torcedores do Athletico-PR e do Vasco na Arena Joinville, o time carioca foi goleado por 5 a 1, resultado que sacramentou a queda.
6 - 21
2014 - Apesar de não ter sido a campanha dos sonhos da torcida, o Vasco conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro após terminar na terceira colocação do Brasileirão - Série B.  Foram 16 vitórias, 15 empates e 7 derrotas, com 54,3% de aproveitamento, ficando atrás de Joinville e Ponte Preta.
7 - 21
2014 - No entanto, foi na campanha de 2014, que o Vasco sofreu sua maior derrota em São Januário ao ser goleado para o Avaí de forma vexatória por 5 a 0 pela última rodada do primeiro turno da competição.
8 - 21
2015 - Após longo jejum, o torcedor do Vasco voltou a comemorar um título. Dessa vez, a equipe foi campeã carioca com uma campanha de 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Na decisão, o Gigante da Colina derrotou o Botafogo nos dois jogos e ergueu a taça do estadual.
9 - 21
2015 - Porém, nesse mesmo ano, o Cruz-Maltino voltou a reencontrar um velho fantasma: o rebaixamento. Com uma fraca campanha no Campeonato Brasileiro, o clube amargou sua terceira queda em oito anos com uma grave crise financeira. O time teve um início muito ruim, e só conseguiu vencer a primeira na nona rodada. Contra o Coritiba, no Couto Pereira, um empate por 0 a 0, que sacramentou a nova queda.
10 - 21
2016 - No ano seguinte, o Vasco conquistou o bicampeonato do estadual e novamente em uma final contra o rival Botafogo. Com uma vitória e um empate, a Cruz de Malta brilhou e o time se preparava para o grande desafio de tentar retornar à elite do futebol brasileiro novamente.
11 - 21
2016 - Novamente com a terceira colocação, o Vasco garantiu o acesso à primeira divisão do futebol nacional. Com uma campanha superior a 2013, o Gigante da Colina teve 19 vitórias, 8 empates e 11 derrotas, ficando atrás de Atlético-GO e Avaí.
12 - 21
2016 - Durante a temporada, a equipe alcançou a marca de 34 jogos sem perder, a maior da história do clube. Ao longo do ano, o time teve 25 vitórias e nove empates ultrapassando recordes históricos de times campeões brasileiros, estaduais e internacionais.
13 - 21
2017 - Com sua melhor campanha no Brasileirão desde 2012, o Vasco fez bons jogos sob o comando do técnico Zé Ricardo e garantiu a classificação para a pré-Libertadores ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 1, em São Januário.
14 - 21
2017 - O Vasco estava em período eleitoral e a torcida ansiosa para conhecer o futuro mandatário do clube. No entanto, a votação foi marcada por confusões com a famosa urna 7. Por fim, Alexandre Campello foi eleito presidente do clube e irá encerrar o seu mandato (triênio) em janeiro de 2021.
15 - 21
2018 - Durante a campanha no Brasileirão, o Vasco disputou na parte de baixo da tabela e conseguiu evitar um novo rebaixamento. Sendo assim, apesar das dificuldades em campo, o clube vendeu uma de suas maiores promessas dos últimos anos: Paulinho, para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 20 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões).
16 - 21
2019 - Com mais uma campanha lutando para se salvar do rebaixamento, o Vasco subiu de produção com a chegada do experiente treinador Vanderlei Luxemburgo e terminou na décima segunda colocação, garantindo uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.
17 - 21
2020 - No momento em que o Vasco crescia de rendimento na temporada, chegando a ser líder do Brasileirão, a dupla de hermanos Martín Benítez e Germán Cano encantavam a torcida. Em um elenco limitado, os dois foram ao longo de 2020 os melhores jogadores da equipe e ajudaram o time a conquistar pontos importantes no Brasileirão. Cano marcou 21 gols dos 42 do Vasco no ano, enquanto Benítez fez apenas dois gols, mas mostrou qualidade, bom passe sendo sopro de criatividade no meio-campo vascaíno.
18 - 21
2020 - Inauguração do novo CT do Almirante - O Vasco inaugurou oficialmente o seu novo Centro de Treinamento. em 2020 com direito a uma homenagem ao saudoso ex-goleiro Barbosa., que tem seu nome em um dos campos da obra. Pouco tempo depois, a equipe principal passou a treinar no local, que fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste (RJ),
19 - 21
2020 - A eleição para presidente do Vasco voltou a ser conturbada e decidida na justiça. Ao logo dos mês de novembro, duas votações ocorreram (presencial e on-line) com dois candidatos diferentes sendo os mais votados e a justiça tendo que intervir para definir qual delas seria validada. Entre eles, Leven Siano, da chapa "Somamos", e Jorge Salgado, representando a chapa "Mais Vasco".
20 - 21
2020 - No dia 17 de dezembro, a justiça decidiu não validar a eleição do dia 7 de novembro e com isso Jorge Salgado, da Chapa Mais Vasco, foi eleito o novo mandatário do Vasco da Gama para o próximo triênio (2021/2023). Ele assumirá o comando do clube na segunda quinzena de janeiro de 2021.
21 - 21
A década do Vasco foi movida por altos e baixos com uma guerra politica e problemas financeiros, que atrapalharam o desempenho esportivo do clube. Ao longo desses 10 anos, o auge foi o título inédito da Copa do Brasil em 2011. Em compensação, o clube amargou mais dois rebaixamentos e duas eleições decididas na justiça. Venha conferir momentos marcantes do Vascão na década.

Publicado por RedacaoLance