CLUBES

Galeria de Fotos

Aposentadoria de Thiago Alcântara: saiba quais jogadores brasileiros se naturalizaram por outras seleções

Multi-campeão por Barcelona e Bayern, Thiago Alcântara se aposentou do futebol neste domingo (7), aos 33 anos. O meio-campista brasileiro naturalizado espanhol é marcado por muitos torcedores por ser um dos jogadores mais emblemáticos que trocaram a Seleção Brasileira. Confira a lista dos jogadores que decidiram defender outros países::
1 - 10
Diego Costa: O atacante veterano, com passagens memoráveis por Atlético de Madrid e Chelsea, recebeu a cidadania espanhola em 5 de julho de 2013 e declarou que defenderia a Seleção Espanhola. Com a camisa roja, Diego Costa disputou 24 partidas e marcou 10 gols, além de participar nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. O jogador atualmente está no Grêmio.
2 - 10
Jorginho: Campeão da Eurocopa 2020 e da Champions League de 2021, o volante escolheu a Seleção Italiana pela formação no Hellas Verona e o tempo de estadia no país. Jorginho foi o eleito o melhor jogador da UEFA da temporada 2020-21, além de ter sido decisivo na conquista da Euro com a camisa azzurri batendo o pênalti que classificou a Itália para as semifinais contra a Espanha.
3 - 10
Emerson Sheik: Ídolo do Corinthians e multi-campeão no futebol brasileiro, o jogador adquiriu o apelido após sua passagem em terras árabes. Emerson Sheik atendeu ao pedido dos cartolas e se naturalizou catari em 2008, mas disputou apenas quatro jogos e nunca mais foi convocado, pois foi impedido pela FIFA. O atacante havia disputado a sul-americana de 1999 pela seleção brasileira sub-20, o que lhe impedia de atuar por qualquer outra seleção.
4 - 10
Mario Fernandes: Revelado no Grêmio, o lateral direito adquiriu a cidadania russa em 2016, na sua tentativa de defender a Rússia com o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2018, no país-sede. Mario Fernandes foi integrado à Seleção Russa a partir de 2017, mesmo contrariando a vontade de uma parcela considerável da população russa, passou a jogar como titular.
5 - 10
Deco: O meia chegou em Portugal jogando pelo Benfica e passando por Alverca e Salgueiros, mas brilhou com a camisa do Porto e do Barcelona, vencendo a Liga dos Campeões com os dois clubes. Depois de seis anos em Portugal ao serviço de vários clubes portugueses, obteve dupla cidadania. Deco atuou nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, além das Euros de 2004, onde Portugal chegou na final contra a Grécia a comando de Felipão, e 2008.
6 - 10
Pepe: Formado nas categorias de base do Corinthians Alagoano, o zagueiro foi mais um que chegou cedo em Portugal e se estabeleceu durante muitos anos no país, jogando pelo Marítimo e Porto, obteve a cidadania portuguesa em 2007. Pepe chegou ao Real Madrid no mesmo ano e atuou no clube merengue por 10 temporadas, futuramente tornou-se companheiro de seleção e clube de Cristiano Ronaldo, ambos venceram a Eurocopa de 2016.
7 - 10
Eduardo da Silva: Com passagem por Dínamo Zagreb e Flamengo, o atacante conseguiu a nacionalidade croata em 2002 e foi convocado para jogar pela Seleção Croata Sub-21. Eduardo disputou 64 jogos e é o quarto maior artilheiro da Croácia com 29 gols, ele foi convocado para a Copa do Mundo de 2014, mesmo ano em que se aposentou da seleção.
8 - 10
Matheus Nunes: Após recusar a seleção brasileira, Nunes foi pela primeira vez convocado pelo técnico Fernando Santos para dois jogos da Seleção Portuguesa: um amistoso contra o Catar e um das Eliminatórias para Copa de 2022 contra Luxemburgo. O meia do Manchester City se mudou para Portugal com 13 anos e ficou durante 10 anos no país.
9 - 10
Thiago Alcântara: Thiago nasceu em San Pietro Vernotico, na Itália, na época em que seu pai, Mazinho, atuava pelo Lecce. Por ter pai e mãe brasileiros, possui cidadania brasileira, além da espanhola, que o craque adquiriu após ter passado boa parte da infância na Espanha. O meia disputou a Copa do Mundo de 2018 e as Euros de 2016 e 2020.
10 - 10

Publicado por João Marcos