CLUBES

Galeria de Fotos

Athletico à venda! Saiba os clubes que podem virar SAF

A adoção do modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que permite os clubes interessados a se transformar em clube-empresa, tem dominado o noticiário esportivo no Brasil e despertado cada vez mais curiosidade dos torcedores. Estruturado e com as finanças em ordem, o Athletico-PR é uma referência em termos de gestão para o futebol brasileiro. Ainda assim, o Furacão trabalha ativamente nos bastidores para constituir uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2024, ano do centenário do clube.
1 - 33
Athletico-PR
2 - 33
Em entrevista ao Grupo Globo, Mário Celso Petraglia, presidente do Athletico, afirmou que a busca por investidores tem um motivo simples: o clube “bateu no teto”. Em outras palavras, quer dizer que o Furacão chegou ao seu limite e não consegue subir mais degraus no futebol brasileiro e sul-americano com o orçamento que tem. Essa dificuldade tem relação com o tamanho da torcida.
3 - 33
Bahia
4 - 33
O Bahia, que teve sua SAF adquirida pelo Grupo City, se reforçou com vários jogadores para a temporada de 2023.
5 - 33
Santos
6 - 33
Resistente à ideia de se tornar SAF, em maio, o Santos chegou a negociar com a Qatar Sports Investments (QSI), que demonstrou interesse em investir no futebol do clube. A empresa catari administra o Paris Saint-Germain, da França, e se aproximou do Peixe por intermediação do pai de Neymar. Mas o assunto não foi para frente.
7 - 33
Atlético-MG
8 - 33
Em julho, o Atlético-MG conseguiu a aprovação da criação da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). No primeiro dia de votação, o número de votos a favor necessário de 273 foi alcançado.  Galo foi dividido da seguinte forma: 75% das cotas do futebol do clube serão da SAF e os outros 25% ficarão a cargo da Associação, que manterá sob seu patrimônio a sede de Lourdes e o clube Labareda.
9 - 33
América-MG
10 - 33
O América-MG encerrou as negociações com o empresário norte-americano Robert Platek para tratar da SAF do clube. O presidente do América SAF, Marcus Salum, se reuniu com o Conselho Deliberativo para dar a notícia em fevereiro.
11 - 33
Vasco
12 - 33
Em votação entre os sócios, o Vasco aprovou a venda da sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para a 777 Partners. As receitas neste ano foram impulsionadas e a equipe carioca enxerga como 'melhor ano comercial da história'.
13 - 33
Portuguesa
14 - 33
A Portuguesa de Desportos, tradicional clube de São Paulo, aprovou a transição para tornar-se uma Sociedade Anônima de Futebol. Com 85,5% dos votos do Conselho Deliberativo, a equipe pretende encontrar um possível comprador que consiga injetar dinheiro no clube para haver uma melhora na atual situação da Lusa.
15 - 33
Santa Cruz
16 - 33
O Santa Cruz iniciou em setembro do último ano uma comissão para estudar a viabilidade de implementação do modelo SAF no clube. O grupo vem realizando discussões e debates para pensar o melhor modelo para a agremiação, além de lives para explicar ao torcedor quais as mudanças que o novo modelo podem provocar. O projeto deve ser apresentado em breve.
17 - 33
São Paulo
18 - 33
No Tricolor, o assunto SAF ainda é distante. Porém, é visto como algo que pode sim ocorrer pensando em um cenário bem mais futuro.
19 - 33
Chapecoense
20 - 33
Os conselheiros da Chapecoense aprovaram, por unanimidade, a mudança da gestão do clube para Sociedade Anônima do Futebol em dezembro de 2021. O modelo previa a cisão do departamento de futebol, contemplando o profissional masculino e feminino, as categorias de base masculinas e femininas e todas as suas respectivas situações, de acordo com o clube. Entretanto, a direção do clube resolveu pisar no freio e pagar dívidas antes de buscar um investidor.
21 - 33
Botafogo-SP
22 - 33
Botafogo-SP, tradicional clube de Ribeirão Preto, está desde 2018 no modelo de clube-empresa. O futebol botafoguense é administrado 60% pelo próprio clube e 40% pela Trex Holding, empresa de investimentos comandada por Adalberto Baptista.
23 - 33
Noroeste
24 - 33
Em dezembro de 2021, o Conselho Deliberativo do Noroeste aprovou uma mudança no estatuto do clube, que deixará de ser uma associação sem fins lucrativos para se transformar em uma SAF. A gestão da SAF no Noroeste ficará a cargo do empresário Reinaldo Mandaliti, presidente do Sesi-Bauru e filho de Valdomir Mandaliti, ex-mandatário do clube.
25 - 33
Gama-DF
26 - 33
A lista de clubes que se tornaram uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ficou mais extensa com a entrada do Gama. Além da oficialização da nova forma de gerir a agremiação, a equipe brasiliense rapidamente divulgou sua própria criptomoeda: a Gama Utility Token (GAMAO)
27 - 33
Coritiba
28 - 33
O Coritiba deu o primeiro passo para virar uma SAF com a aprovação dos sócios do Coxa na Assembleia Geral Extraordinária. A votação terminou com 95% a favor da mudança. Em julho, o Coxa anunciou a aplicação de R$ 1 milhão com o intuito de modernizar os tratamentos em seu departamento médico com a aquisição de novos equipamentos.
29 - 33
Joinville
30 - 33
Em novembro de 2021, o Conselho Deliberativo do Joinville aprovou o relatório final feito pela comissão de estudo e viabilidade da implantação da sociedade Anônima do Futebol para o JEC se tornar clube-empresa. No modelo aprovado, a SAF poderá ter até 90% de suas ações vendidas para investidores, enquanto 10% ficam com o clube associativo.
31 - 33
Paulista
32 - 33
O Paulista trabalha para se adequar e poder virar uma Sociedade Anônima do Futebol. No início de dezembro de 2022, uma assembleia geral aprovou a criação do modelo SAF proposto pelo clube, permitiu a busca por propostas de investidores e também autorizou que alterações societárias sejam feitas para transformar o clube em uma S/A.
33 - 33
A adoção do modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que permite os clubes interessados a se transformar em clube-empresa, tem dominado o noticiário esportivo no Brasil e despertado cada vez mais curiosidade dos torcedores. Estruturado e com as finanças em ordem, o Athletico-PR é uma referência em termos de gestão para o futebol brasileiro. Ainda assim, o Furacão trabalha ativamente nos bastidores para constituir uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2024, ano do centenário do clube.

Publicado por rafaelmunoz