CLUBES

Galeria de Fotos

Atlético-MG terá reunião: veja os times brasileiros que ainda podem virar SAF em 2023

O Atlético-MG pode ser o próximo clube do futebol brasileiro a implementar o modelo da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Galo terá uma reunião que irá aprovar (ou reprovar) a transformação do clube em SAF, com a venda de 75% das ações para a chamada "Galo Holding", por R$ 913 milhões (além de assumir 100% da dívida do clube). Confira nesta galeria outros times que podem virar SAF.
1 - 23
Flamengo
2 - 23
Durante sua passagem pela Europa para acompanhar a final da Champions da temporada 2022/23, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, tinha em sua agenda uma reunião com dirigentes do Bayern de Munique, na Alemanha, para discutir com os Bávaros o seu modelo de SAF, que é visto como exemplo para o Rubro-Negro. O projeto de SAF do Flamengo está em estágios inicias de estudo e trabalha com duas possibilidades: igual a do Bayern, com divisão de 75% e 25%, ou com uma fatia menor para as empresas acionistas, de apenas 20%. Mas, o Rubro-Negro ainda não possui empresas no radar para implementar a transição.
3 - 23
Santos
4 - 23
A Qatar Sports Investment (QSI), fundo dono do PSG, tem interesse em investir no futebol do Santos. Em uma situação financeira longe da ideal, o Peixe estaria disposto a conversas sobre investimentos no clube. Porém, em uma hipotética SAF, a determinação interna é que o Alvinegro mantenha a maior parte das ações, portando, 51%. O foco é viabilizar parcerias sem perder o controle do clube.
5 - 23
São Paulo
6 - 23
O presidente Julio Casares revelou em uma live no início do ano que o Tricolor contratou uma consultoria para estudar a viabilidade da SAF no clube. De acordo com o dirigente, o São Paulo não tem necessidade de implantar o modelo no clube e, por isso, pode fazer tudo com calma, visando acordos melhores que os feitos pelas primeiras SAFs. Casares ainda disse que, enquanto o estudo é feito, a intenção é diminuir a dívida do clube para aumentar seu valor perante os investidores.
7 - 23
Fortaleza
8 - 23
De acordo com o presidente Marcelo Paz, o Fortaleza terá uma definição do processo da SAF em dois meses. Segundo ele, a transformação seria sem venda de ações, sem venda de ativos e sem um parceiro.
9 - 23
Portuguesa
10 - 23
A alteração no estatuto que permitia a implementação do modelo no clube foi feita em meados do ano passado e atualmente a Portuguesa está no estágio de estudar o valor de sua marca para apresentar aos possíveis investidores. Em entrevistas recentes ao site 'NETLUSA' e ao canal do jornalista André Hernan, o presidente Antonio Carlos Castanheira afirmou que deseja concluir todo o processo de implantação da SAF até o meio deste ano.
11 - 23
Náutico
12 - 23
Na primeira semana de janeiro deste ano o presidente do clube, Diógenes Braga, comentou a implantação da SAF na agremiação. De acordo com o mandatário do Timbu, o foco agora é na definição do valuation, ou seja, do valor do clube para os investidores. Quando este processo for finalizado, o Náutico deve buscar uma assessoria especializada no tema para auxiliar na definição de um modelo e na busca por compradores.
13 - 23
Sport
14 - 23
Ainda não há um indicativo claro de que o Leão da Ilha se tornará SAF em 2023, como a alteração no estatuto. Entretanto, o presidente Yuri Romão, que assumiu em janeiro deste ano, já comentou a possibilidade de transformar o clube em Sociedade Anônima após a realização de alguns estudos. Dentro deste processo, o Sport terminou recentemente, no fim de janeiro, uma visita ao Cruzeiro, para trocar experiências e ver o funcionamento do modelo na prática.
15 - 23
América-MG
16 - 23
O América-MG começou uma nova conversa com investidores interessados em aplicar dinheiro no Coelho. A negociação está em prazo de diligências - ou seja, troca de documentos e análise de ambas as partes - para efetivar uma proposta.
17 - 23
Santa Cruz
18 - 23
De todos os times que podem virar SAF ainda este ano, o Santa Cruz parece ser o de processo mais complicado. O presidente do clube, Antônio Luiz Neto, disse recentemente a torcedores que o clube tem propostas de três investidores. Entretanto, um membro da Comissão da SAF, criada para estudar a implantação do modelo na agremiação, afirmou que o clube ainda busca investidores e, portanto, não há proposta alguma. No meio desta indefinição, o Santa Cruz está em processo de recuperação judicial e precisa de investimento para pagar suas dívidas.
19 - 23
Athletico-PR
20 - 23
Em 2022, os sócios do Furacão aprovaram a mudança para clube-empresa. O próximo passo é buscar a anuência do Conselho Deliberativo, mas nada está definido até o momento.
21 - 23
Paulista de Jundiaí
22 - 23
O clube de Jundiaí aprovou a mudança no seu estatuto para SAF em dezembro de 2022. De lá para cá, buscaram e fecharam um acordo com um investidor, que deveria depositar 300 mil reais - uma espécie de 'sinal' do aporte financeiro - até o dia 31 de janeiro. O prazo expirou, o comprador não depositou o dinheiro e o Paulista voltou à estaca zero, buscando possíveis compradores para o time. Por outro lado, a Two Me, empresa que investiria no clube, alega que ainda tem interesse na compra da SAF e que o atraso ocorreu por questões burocráticas.
23 - 23
O Atlético-MG pode ser o próximo clube do futebol brasileiro a implementar o modelo da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Galo terá uma reunião que irá aprovar (ou reprovar) a transformação do clube em SAF, com a venda de 75% das ações para a chamada "Galo Holding", por R$ 913 milhões (além de assumir 100% da dívida do clube). Confira nesta galeria outros times que podem virar SAF.

Publicado por João Marcos