CLUBES

Galeria de Fotos

Jogador do Vasco na seleção da Itália? Lembre brasileiros que defenderam ou podem defender outros países

Lateral-esquerdo do Vasco pode ser mais um brasileiro a atuar por outra seleção. O jogador, que é líder de assistência do Cruzmaltino na temporada, está na pré-lista de convocados pela seleção italiana para a próxima data Fifa, que será disputada em junho deste ano. A seguir, relembre jogadores brasileiros que já defenderam ou podem defender outra seleção:
1 - 26
Lucas Piton, lateral-esquerdo do Vasco, tem dupla nacionalidade e possui o passaporte italiano desde 2021. O jogador foi pré-convocado por Roberto Mancini para a disputa da semifinal da Liga das Nações contra a Espanha, no dia 15 de junho. Porém, a presença na lista não garante que o jovem de 22 anos seja convocado para defender a Azurra.
2 - 26
O meio-campista Gabriel Strefezza, destaque do Lecce na atual temporada com sete gols, possui passaporte italiano e tem interesse em defender a Azzurra. O jogador, que chegou ao país com 18 anos após não ter seu contrato renovado com o Timão, atraiu a atenção do técnico Roberto Mancini e pode ser convocado em breve.
3 - 26
O atacante brasileiro Pepê, ex-Grêmio e hoje no Porto, recebeu sondagens de Itália e Paraguai e pode se naturalizar visando o próximo ciclo até a Copa do Mundo de 2026. O jogador possui ambos os passaportes, paraguaio por ascendência de sua mãe e italiano por parte do pai. Porém, o atleta prioriza uma convocação para Seleção Brasileira e aguarda uma chance para representar seu país.
4 - 26
O jornal catalão 'Sport' informou que o lateral-esquerdo Caio Henrique, ex-Fluminense e Grêmio, pode ser convocado em breve para defender a seleção espanhola. O fato de o jogador, que atualmente defende o Mônaco, ter sido 'esquecido' na última convocação da seleção brasileira, mesmo com a saída de Tite, pode pesar a favor dessa 'troca' de nacionalidade.
5 - 26
Recentemente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu cidadania russa para os brasileiros Malcom e Claudinho, que defendem o Zenit atualmente. Dessa forma, mesmo que ambos tenham defendido a Seleção Olímpica que conquistou o ouro em Tóquio, podem vestir a camisa da seleção russa no futuro.
6 - 26
Com dupla cidadania, o zagueiro Rafael Tolói, da Atalanta, foi convocado pela seleção italiana em março de 2021, para a disputa de partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar.
7 - 26
José João Altafini, mais conhecido como Mazzola, foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958. Porém, na Copa do Mundo seguinte, em 1962, defendeu a seleção italiana.
8 - 26
O atacante Angelo Sormani chegou a jogar ao lado de Pelé no Santos, na década de 1950. Porém, após se transferir para o futebol italiano, defendeu a Itália na Copa de 1962.
9 - 26
O brasileiro Alex Santos fez sua carreira como jogador no futebol japonês. Atuando como meia e lateral-esquerdo, disputou duas Copas do Mundo (2002 e 2006) com a seleção asiática.
10 - 26
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, o jogador Kevin Kúranyi se mudou para a Alemanha com apenas 15 anos. Lá, iniciou sua carreira como profissional do Stuttgart. Disputou duas Eurocopas (2004 e 2008) como centroavante da seleção alemã, mas, por conta de desavenças com o treinador Joachim Löw, parou de ser convocado.
11 - 26
O brasileiro Eduardo da Silva fez sua carreira no futebol europeu. O atacante foi naturalizado em 2002 para defender a seleção da Croácia. Disputou a Copa do Mundo de 2014, ano em que decidiu se aposentar daquela seleção.
12 - 26
Mesmo sendo brasileiro, Deco se tornou um dos maiores jogadores da história da seleção de Portugal. Após boas temporadas no futebol lusitano, principalmente com a camisa do Porto, foi convocado pela primeira vez em 2002, estreando contra o Brasil. Disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2010 e as Eurocopas de 2004 e 2008.
13 - 26
Além de Deco, outro jogador brasileiro que fez história com a seleção portuguesa foi o zagueiro Pepe. Formado nas categorias de base do Corinthians Alagoano, deixou o país cedo com destino a Portugal. Passou por grandes times como Porto e Real Madrid. Defendeu a seleção lusitana em quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022) e em três Eurocopas (2008, 2012, 2016 e 2021). Sua conquista mais importante foi a Euro de 2016.
14 - 26
O atacante Francileudo Santos foi campeão da Copa Africana de Nações de 2004 e disputou a Copa do Mundo de 2006 com a seleção da Tunísia.
15 - 26
O zagueiro brasileiro Marcus Túlio Tanaka defendeu a seleção japonesa entre 2006 e 2010.
16 - 26
Marcos Senna, brasileiro nascido em São Paulo, passou por Corinthians e São Caetano, mas foi no futebol europeu que fez sua carreira. O meia vestiu a camisa do Villarreal por nove temporadas, o que lhe rendeu a convocação para a Copa do Mundo de 2006 e o título da Eurocopa de 2008, ambos com a seleção da Espanha.
17 - 26
O brasileiro Cacau chegou ao futebol alemão com apenas 18 anos. Em 2009, após ganhar destaque no país com a camisa do Stuttgart, conseguiu se naturalizar e recebeu sua primeira convocação. Disputou a Copa do Mundo de 2014.
18 - 26
O volante Thiago Motta chegou a jogar pela Seleção Brasileira em 2003. No entanto, acabou se naturalizando italiano e defendeu a Azzurra pela primeira vez em 2011. Jogou duas Eurocopas (2012 e 2016) e a Copa do Mundo de 2014.
19 - 26
Liedson teve boas passagens pelo futebol brasileiro, com as camisas de Flamengo e Corinthians, mas foram as oito temporadas com a camisa do Sporting que o fizeram chegar à seleção de Portugal. O atacante disputou a Copa do Mundo de 2010 com aquela seleção.
20 - 26
Diego Costa saiu cedo do Brasil e se destacou no futebol espanhol. Em 2013, chegou a ser convocado por Felipão, mas vestiu a Amarelinha por apenas duas oportunidades, em confrontos amistosos. No mesmo ano, recebeu a cidadania e declarou que gostaria de defender a seleção espanhola. Com La Roja, jogou as Copas do Mundo de 2014 e 2018.
21 - 26
Sammir, jogador do Lokomotiv Zagreb, é brasileiro, mas defende a seleção da Croácia desde 2012.
22 - 26
O lateral Mario Fernandes foi revelado pelo Grêmio, e devido à boa passagem no clube, foi convocado para a Seleção Brasileira, em 2011. Após apenas um jogo com a Amarelinha, ele recusou a segunda convocação e não se apresentou. No ano seguinte, foi vendido ao CSKA Moscou. Após conquistar a cidadania russa, disputou a Copa do Mundo da Rússia de 2018 com a equipe da casa.
23 - 26
O atacante Rodrigo Moreno, atualmente no Leeds United, é brasileiro, mas já vestiu a camisa da seleção espanhola. Sua primeira convocação para a equipe principal da Espanha foi em 2014, pelo então treinador Vicente Del Bosque.
24 - 26
O atacante Éder, com passagem recente pelo São Paulo, tem dupla cidadania. O ítalo-brasileiro nasceu em Santa Catarina e deu os primeiros passos nos gramados com a camisa do Criciúma, mas devido às boas passagens pela Sampdoria e Inter de Milão, foi convocado para a seleção italiana. Com a Azzurra, disputou a Eurocopa de 2016.
25 - 26
Após boas temporadas com a camisa do Shakhtar Donetsk, o brasileiro Marlos, ex-São Paulo, se naturalizou e hoje defende a seleção da Ucrânia.
26 - 26
Lateral-esquerdo do Vasco pode ser mais um brasileiro a atuar por outra seleção. O jogador, que é líder de assistência do Cruzmaltino na temporada, está na pré-lista de convocados pela seleção italiana para a próxima data Fifa, que será disputada em junho deste ano. A seguir, relembre jogadores brasileiros que já defenderam ou podem defender outra seleção:

Publicado por pedrohenrique