CLUBES

Galeria de Fotos

Surfe, selinho e caipisaquês: os episódios polêmicos e emblemáticos de Fred durante a carreira

Todo grande personagem tem histórias para contar, e nisso Fred nunca deixou a desejar. Desde que voltou para o Brasil, após passagem na França, o craque colecionou momentos, deu o que falar em entrevistas e até mesmo ganhou uma música. Do “Fred pode surfar” à final do Cariocão 2022, relembre o lado B da carreira do ídolo do Fluminense. (Por Ana Daróz; anapereira@lancenet.com.br)
1 - 18
Em 2009, Fred sofreu uma lesão na coxa e passou mais de dois meses fora dos gramados. Durante a transição física, o atacante chegou a treinar, mas disse que não tinha condições de atuar no jogo contra o Corinthians, pelo Brasileirão. Porém, no mesmo dia em que comunicou que seria desfalque, foi visto surfando na praia de Ipanema antes do treino. Apesar da indignação inicial, o episódio virou brincadeira interna dos torcedores, que adaptaram a música do camisa 9. Afinal, “o Fred sabe surfar”.
2 - 18
Na temporada de 2010, as lesões seguiram atrapalhando o jogador. No mês de setembro, Fred criticou o chefe do departamento médico do Fluminense, Michel Simoni. Segundo o camisa 9, ele foi liberado para atuar antes de estar totalmente recuperado e, por isso, teve um agravamento do quadro.
3 - 18
No mesmo ano, o camisa 9 deu uma entrevista que viralizou nas redes sociais. Fred reforçou que estava na “seca” e deu em cima da repórter, que pediu para que ele falasse uma palavra com sotaque carioca. Apesar de ser mineiro, o jogador cumpriu o desejo e encerrou a entrevista com um sonoro “gostosa”.
4 - 18
No encerramento do calendário, o técnico Muricy Ramalho criticou o momento de Fred e disparou: "Acho que ele precisa ficar fora de Twitter, essas coisas, e ir mais na Igreja, conhecer Deus ou alguma coisa assim. Falei para sumir um pouco e só aparecer pelo futebol dele".
5 - 18
Em 2011, Fred se encontrou em uma situação difícil. Durante uma ida ao Bar Astor, o jogador estava bebendo caipisaquês quando foi perseguido por membros de uma torcida organizada do Fluminense. Ele relatou que o ameaçaram de morte e, por isso, fez um boletim de ocorrência. Por causa do episódio, desfalcou o time em dois jogos e ameaçou sair do clube, mas acabou permanecendo.
6 - 18
Dois anos depois, Fred voltou a fazer sucesso nas redes sociais. Em um vídeo gravado do interior de seu carro, o jogador foi flagrado beijando uma fã enquanto estava parado no sinal.
7 - 18
Ainda em 2013, o ídolo viveu o seu auge como galã. Fred chegou a fazer uma participação em “Flor do Caribe”, novela da TV Globo. Perguntado sobre a cena do beijo, ele não se intimidou e disse que estava habituado.
8 - 18
Na temporada de 2014, o ídolo fez mais uma crítica ao Fluminense. Conhecido por ser sincero em entrevistas, ele reivindicou os 20 meses de atraso no pagamento dos direitos de imagem.
9 - 18
No mesmo ano, Fred reclamou da atitude de alguns torcedores, que cobraram o elenco do Fluminense, após derrota para a Chapecoense, no aeroporto. Nas redes sociais, o camisa 9 ameaçou uma greve de jogadores e perguntou se teria que “sair no braço com esse bando de marginais”.
10 - 18
Durante o Carioca de 2015, o artilheiro da edição fez um desabafo após ser expulso em derrota para o Flamengo. Ao ser questionado sobre o ocorrido, Fred disse: “O Campeonato Carioca tem que acabar. Vamos jogar Rio-São Paulo, alguma outra coisa, porque não dá mais. Enquanto estiver assim, acaba o futebol do Rio de Janeiro. Tem que acabar o Campeonato Carioca”
11 - 18
No Brasileirão do mesmo ano, Fred se envolveu em uma discussão com Rodrigo, do Vasco. Os capitães das equipes brigaram e tiveram que ser apaziguados pelos respectivos companheiros. Na saída do gramado, o camisa 9 foi questionado sobre o episódio e disse que o repórter “não sabe nem fazer uma pergunta”.
12 - 18
Ainda em 2015, Fred comentou a saída de Ronaldinho Gaúcho do Fluminense. O ídolo tricolor disse que a passagem do “Bruxo” não alcançou as expectativas do clube. Meses após a rescisão, R10 rebateu dizendo que a declaração do camisa 9 era mera opinião.
13 - 18
Na temporada seguinte, o camisa 9 se desentendeu com Levir Culpi. Após cobrar Gustavo Scarpa no vestiário, Fred foi repreendido pelo técnico, que o acusar de humilhar o Moleque de Xerém. O problema foi um dos fatores que fizeram com que o ídolo deixasse o clube.
14 - 18
Depois de sair do Flu, Fred assinou com o Atlético-MG, onde ficou até 2018. Do Galo, foi para o Cruzeiro, gerando insatisfação de atleticanos e cruzeirenses. Na Raposa, o jogador acionou o clube na Justiça por não pagar a multa rescisória com o rival, o que ele alega ter sido acordado. O caso rendeu inúmeras declarações entre as partes e ainda não foi encerrado.
15 - 18
Em 2021, Fred foi suspenso pelo STJD por causa de uma agressão. No Fluminense x Fortaleza, pelo Brasileirão, o atacante se irritou com Ronald e o puxou pela camisa para que o adversário se levantasse após sofrer uma falta. O camisa 9 foi suspenso por dois jogos pelo ocorrido.
16 - 18
Fred também protagonizou discussões em campo no Carioca de 2022. Na semifinal, contra o Botafogo, o camisa 9 entrou no jogo durante o segundo tempo e foi expulso 11 minutos depois. Por causa da confusão generalizada em campo após o cartão vermelho, o árbitro encerrou a partida, que classificou o Tricolor para a final.
17 - 18
Depois de ser suspenso no jogo de ida contra o Flamengo, pela final do Carioca, Fred protagonizou outro episódio polêmico. Após uma falta marcada para o rival, o camisa 9 descontou a indignação em Everton Ribeiro. Na sequência, Bruno Henrique discutiu com o ídolo e os jogadores quase brigaram em campo, mas acabaram sendo expulsos.
18 - 18
Todo grande personagem tem histórias para contar, e nisso Fred nunca deixou a desejar. Desde que voltou para o Brasil, após passagem na França, o craque colecionou momentos, deu o que falar em entrevistas e até mesmo ganhou uma música. Do “Fred pode surfar” à final do Cariocão 2022, relembre o lado B da carreira do ídolo do Fluminense. (Por Ana Daróz; anapereira@lancenet.com.br)

Publicado por RedacaoLance