CLUBES

Galeria de Fotos

Veja 20 curiosidades que poucos lembram sobre o penta da Seleção Brasileira

Nesta quinta-feira (30), o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira completa 20 anos. A campanha e toda a festa trazem recordações a quem vivenciou, mas alguns fatos podem ter ficado mais fracos na memória ou até mesmo esquecidos. Assim, o LANCE! traz 20 curiosidades da campanha do título do Brasil na Copa do Mundo 2002. Confira!
1 - 21
Sem ciclo completo: diferente do que as confederações buscam nos dias atuais, Luis Felipe Scolari não teve o ciclo de quatro anos para preparar o elenco pra Copa do Mundo. Felipão assumiu a Seleção um ano antes do torneio.
2 - 21
Classificação difícil: o Brasil teve que suar para se classificar à Copa do Mundo 2002. A vitória sobre a Venezuela na última rodada garantiu a vaga. Até por isso, a Seleção carregava muita desconfiança para a Coreia do Sul e Japão.
3 - 21
Apoio presidencial a Romário: pouco antes da convocação final de Felipão, o até então presidente Fernando Henrique Cardoso apoiou que o baixinho fosse à Copa: ‘Eu sou Romário!’. O craque, no entanto, não foi levado por Felipão, que recebeu muitas críticas.
4 - 21
Lesão e corte de Emerson: na véspera da estreia da Seleção na Copa de 2002, os jogadores aproveitaram para fazer um recreativo. No rachão, o volante Emerson, titular e capitão do Brasil, atuou como goleiro. A brincadeira terminou com uma luxação no ombro. Mais tarde, a comissão técnica decidiu por cortar o jogador, referência do elenco. Ricardinho foi o substituto.
5 - 21
Fátima Bernardes xodó: acompanhando todos os passos da Seleção naquela Copa, a jornalista virou símbolo daquela conquista e foi abraçada pelos jogadores. Todo o carinho entre eles era notório, por exemplo, nas reportagens dentro do ônibus da equipe. Ela foi até considerada ‘musa da Copa de 2002’.
6 - 21
Luzes piscando: o narrador Galvão Bueno pedia para que a população piscasse as luzes. "Vamos lá, quem estiver com a TV ligada, pisca a luz de casa agora. Olha lá Arnaldo, uma, duas, três, é a Freguesia do Ó inteira ligada na Globo", Galvão Bueno, enquanto a câmera mostrava um prédio da zona oeste de São Paulo, em que os moradores piscavam as luzes.
7 - 21
Defesas de São Marcos: os gols de Ronaldo que deram o título ao Brasil estão na memória de todos. Porém, muitos podem não lembrar do que aconteceu antes do Fenômeno balançar as redes. O goleiro Marcos fez duas grandes defesas, uma delas em uma ótima cobrança de falta de Oliver Neuville, impedido  que a Alemanha abrisse o placar.
8 - 21
Kaká com a quase chance de jogar a final: o ainda jovem Kaká estava no plantel e foi chamado por Felipão para entrar nos últimos da final. O meia chegou a ficar à beira do gramado esperando a bola parar para entrar, porém o jogo não foi interrompido até o segundo final, impedindo a chance dele aproveitar em campo o título.
9 - 21
Lúcio ou Edmilson? Na transmissão da final, Galvão Bueno confundiu os dois jogadores. Em seguida, ele pediu desculpas e culpou a distância da cabine para o campo no estádio de Yokohama. “Coisas do futebol”, definiu o narrador.
10 - 21
Edmilson se embolando com a camisa: a blusa produzida pela Nike para a Seleção Brasileira disputar Copa do Mundo tinha algumas tecnologias. Com duas camadas, a primeira tinha como função evaporar o suor, e quando a superior mantinha a temperatura corporal. Porém, não era tão fácil se ser colocada e, precisando trocar, Edmilson teve muitas dificuldades para colocá-la.
11 - 21
Esquema contestado que deu certo: o esquema 3-5-2 nem de perto era o mais querido pelos torcedores e imprensa. Porém, a formação e as peças mostraram a eficiência esperada pela comissão de Scolari.
12 - 21
100% de aproveitamento: o Brasil alcançou um grande feito em 2002. A equipe brasileira venceu os sete jogos realizados na Ásia, sendo campeã com 100% de aproveitamento.
13 - 21
Melhor ataque da Copa: o Brasil marcou 18 gols, sendo oito deles feitos por Ronaldo Fenômeno, sendo o melhor ataque do mundial.
14 - 21
Trio Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo fatal: pelo menos um deles balançou as redes em cada um dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2002.
15 - 21
Motivo do corte de cabelo inusitado: em entrevista à revista “Sports Illustrated”, Ronaldo Fenômeno explicou o corte de cabelo para a final. Pedindo desculpas às mães pela influência aos filhos que o imitaram, ele explicou em seguida que cortou o cabelo daquela maneira para desviar o foco de sua lesão. O estilo foi feito para a semifinal contra a Turquia e mantido para a decisão contra a Alemanha.
16 - 21
Única a ter pôster de campeão com todos os jogadores do elenco: a foto emblemática dos jogadores perfilados e agachados para a foto antes do jogo é uma raridade. Em geral, apenas os titulares aparecem para a foto, mas a Seleção Brasileira contou com todos os atletas.
17 - 21
Premiação: a Seleção Brasileira levou 12 milhões de dólares pela conquista da competição em 2002. A efeito de comparação, o campeão mundial da Copa do Qatar 2022 receberá 42 milhões de dólares.
18 - 21
Jogadores no estúdio da Globo: após a final, Galvão Bueno e Fátima Bernardes estavam no estúdio montado pela emissora apresentando um programa. Os atletas da Seleção foram até o local com instrumentos e tocaram samba com eles.
19 - 21
Primeiro campeão na Ásia: com o título, o Brasil se tornou o primeiro e, até o momento, único campeão do mundo no continente asiático.
20 - 21
Cambalhota do Vampeta: após o título, o elenco e a comissão da Seleção Brasileira foram ao Palácio do Planalto. Resultado? Vampeta desceu a rampa dando cambalhotas sob os olhares de todos, incluindo do até então presidente Fernando Henrique Cardoso.
21 - 21
Nesta quinta-feira (30), o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira completa 20 anos. A campanha e toda a festa trazem recordações a quem vivenciou, mas alguns fatos podem ter ficado mais fracos na memória ou até mesmo esquecidos. Assim, o LANCE! traz 20 curiosidades da campanha do título do Brasil na Copa do Mundo 2002. Confira!

Publicado por RedacaoLance