Diferente das últimas temporadas, o Grêmio entra no Brasileirão para brigar palmo a palmo pelo título. Apesar de não admitir publicamente, a diretoria buscou reforços para deixar o elenco mais equilibrado, como, por exemplo, Diego Tardelli e segurou as principais peças para Renato Gaúcho ter a disposição atletas de qualidade e diminuir a diferença entre titulares e reservas.
LONGE DO TÍTULO
O Tricolor não priorizou o Brasileirão na temporada 2018. A obsessão pelo tetra da América deixou o time longe da briga pelo título e a torcida encerrou o ano sem nenhum caneco. No fim, o Grêmio encerrou na quarta colocação, com 66 pontos, 14 a menos que o líder Palmeiras. No total dos 38 jogos, a equipe somou 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas.
PELO FIM DO JEJUM
O último título do Grêmio no Brasileirão aconteceu em 1996. Na época, o torneio era definido no mata-mata e o time de Luiz Felipe Scolari bateu a Portuguesa na decisão. Com mais de duas décadas sem levantar o caneco, o Tricolor não vai priorizar a Libertadores e quer entrar com força no torneio nacional.
ELENCO EQUILIBRADO
Desde a sua chegada ao Grêmio, Renato Gaúcho nunca teve de fato um elenco tão equilibrado como o que tem em mãos. Além das conhecidas capacidades de Everton, Maicon, Luan, Geromel e Kannemann, a diretoria agiu bem no mercado e trouxe nomes importantes. No ataque, Felipe Vizeu e Diego Tardelli foram contratados a peso de ouro. Além disso, a base gremista rendeu frutos e nomes como Matheus Henrique e Jean Pyerre são destaques.
TIME-BASE
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Everton, Diego Tardelli e André.
TABELA ANTES DA COPA AMÉRICA
Domingo: Grêmio x Santos – Arena
Quarta: Avaí x Grêmio – Ressacada
5/5: Grêmio x Fluminense – Arena
11/5: Corinthians x Grêmio – Arena Corinthians
19/5: Ceará x Grêmio – Arena Castelão
26/5: Grêmio x Atlético-MG – Arena
1/6: Bahia x Grêmio – Arena Fonte Nova
8/6: Grêmio x Fortaleza – Arena
12/6: Botafogo x Grêmio - Engenhão