O atacante Kayke manifestou-se pela primeira vez após a tentativa mal-sucedida em chegar a um acordo com o Grêmio. Em comunicado emitido à imprensa na manhã desta sexta-feira, um dia após o Tricolor gaúcho desistir do acerto, o jogador de 28 anos atribuiu a incompatibilidade entre as partes para selar sua reapresentação:
"Agradeço ao Grêmio pelo interesse e o empenho na tentativa de me contratar, mas eramos três partes envolvidas, o próprio Grêmio, o Yokohama F.Marinos, clube que detém meus direitos federativos, e eu. As partes não chegaram a um acordo sobre algumas questões contratuais e, por isso, as negociações não avançaram".
Em seguida, Kayke enviou uma mensagem ao técnico Renato Gaúcho, que contava com sua presença no elenco, e desejou boa sorte ao Grêmio na sequência do ano:
"Deixo meu agradecimento ao técnico Renato Gaúcho pelo carinho, respeito e o interesse de contar comigo para esta temporada. Fica aqui o meu boa sorte ao clube nesta jornada de 2017".
O Grêmio tentava contratá-lo por um ano de empréstimo ao Yokohama Marinos (JAP), com prioridade de compra de seus direitos federativos ao fim de 2017.