No dia 14 de setembro de 2016, o Grêmio era superado pela Ponte Preta na cidade de Campinas. Após o duelo, o técnico Roger Machado pediu demissão. O jeito encontrado pela diretoria comandada por Romildo Bolzan foi apostar em Renato Gaúcho, eterno ídolo da massa Tricolor.
Cercado de desconfiança, o comandante chegou para mudar a situação da equipe e deu resultado de maneira rápida com o título da Copa do Brasil diante do Atlético-MG. Na temporada seguinte, a glória foi maior com a taça da Libertadores da América.
Além das conquistas nacionais e continentais, o Tricolor ainda faturou dois títulos estaduais em 2018 e 2019. Ou seja, se a idolatria do treinador já era grande por conta da sua passagem como jogador, ela dobrou no posto de técnico.
Terceira Passagem
Apesar do êxito no cargo, esta é a terceira vez que Portaluppi comanda o Grêmio. Diferente desta que é vitoriosa, nas outras duas o treinador passou em branco e não conseguiu nenhum título.
Quase 2000 dias
De acordo com as estatísticas do site Transfermarket, Renato Gaúcho ostenta 1.301 dias no comando do Grêmio. Se juntarmos as outras duas passagens, o treinador já passou 1.803 dias no posto.
Confira os números:
1ª Passagem: 323 dias
2ª Passagem: 179 dias
3ª Passagem: 1.301 dias