É indiscutível que Renato Portaluppi já tem motivos suficientes em suas estatísticas para ser considerado umas das maiores (senão a maior) figuras na história do clube. E, dependendo do que ocorrer nos últimos meses de 2018 na questão de renovação contratual, os números podem se tornar ainda mais significativos.
Atualmente Renato acumula 258 duelos treinando o clube no qual foi ídolo também como jogador, se colocando como o quinto profissional que mais trabalhou no banco de reservas do Grêmio na história.
A diferença nesse momento para o quarto colocado Carlos Froner, que trabalhou no Tricolor entre as décadas de 60 a 70, é de 62 partidas. Porém, essa "desvantagem" deve ser reduzida no mínimo para 56 já que restam seis rodadas para o término do Brasileirão 2018.
O ponteiro nessa estatística é Oswaldo Rolla, ex-jogador entre as décadas de 20 e 30 bem como técnico do clube entre 50 e 60, que dirigiu o Grêmio em 378 oportunidades. Logo atrás vem Luis Felipe Scolari (371) e Telêmaco, com 334 compromissos.