Em Erechim, Ypiranga-RS e Grêmio abriram a disputa por uma vaga na final do Campeonato Gaúcho. Melhor para os donos da casa, que superaram o Imortal por 2 a 1. Suárez abriu o placar para o Tricolor, mas acabou perdendo um pênalti ainda no primeiro tempo. Erick, com dois gols de pênalti, deu a vitória para o Canarinho.
Com o resultado, o Tricolor precisa vencer o jogo em sua Arena, no próximo sábado, às 18h30, por dois gols de diferença para ficar com a vaga na final. Já o Ypiranga-RS pode até empatar que garante a ida para a decisão. Vitória do Grêmio por um gol de diferença leva o duelo para os pênaltis.
O JOGO
Favorito no confronto, o Grêmio tomou o controle da partida desde o início e criou boas oportunidades para abrir o marcador fora de casa. O problema encontrado pelo time de Renato Gaúcho era a falta de capricho na hora de concluir. Apesar disso, o gol parecia questão de tempo. E ele veio. Aos 12, Luis Suárez recebeu assistência de Pepê e, com categoria, mandou para o fundo da rede: 1 a 0.
Ainda na etapa inicial, o Tricolor teve a chance de ampliar com o próprio Suárez. Em cobrança de pênalti, o centroavante bateu, mas Caíque defendeu.
SEGUNDO TEMPO DO YPIRANGA
Nos 45 minutos finais, o Ypiranga-RS se soltou em campo e começou a pressionar o Grêmio. Matheuzinho teve a chance do empate, mas o chute da entrada da área passou perto do gol.
A igualdade saiu aos 23 minutos. Em pênalti marcado com a ajuda do VAR, Erick bateu e deslocou o goleiro: 1 a 1.
Melhor em campo, o Ypiranga teve a bola do jogo com Matheuzinho. Na velocidade, o atacante deixou Kannemann na saudade, saiu na cara de Adriel e parou no goleiro.
Nos acréscimos do jogo, a virada ocorreu. Kannemann tocou com a mão na bola e, após análise no VAR, o árbitro deu pênalti. O lance revoltou os gremistas, que viram Ferreira e Diego Souza levarem amarelo. Kannemann foi expulso. Na cobrança, Erick novamente venceu Adriel e deu números finais ao jogo.
FICHA-TÉCNICA
YPIRANGA-RS 2 X 1 GRÊMIO
Local: Colosso da Lagoa, Erechim (RS)
Data-Hora: 19/3/2023 – 16h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: André da Silva Bittencourt (RS) e Juarez de Mello Junior (RS)
VAR: Wagner Rewey (PB)
Público/renda: pagantes/R$
Cartões amarelos: Robson, Islan, Júnior Sergipano, Ralph (YPI), Suárez, Ferreira, Diego Souza (GRE)
Cartões vermelhos: Kannemann (GRE)
Gols: Suárez (12’/1ºT) Erick (23’/1ºT) Erick (51’/1ºT)
YPIRANGA-RS: Caíque; Robson (Yohan, ao 0/2ºT), Islan, Júnior Sergipano (Ronald ao 0/2ºT) e Patric Calmon; Lorran (Ralph, aos 27/2ºT), Mossoró e João Pedro (Jhontan Ribeiro, aos 29/2ºT); Matheuzinho, MV (William Barbio, ao 0/2ºT) e Erick. Técnico: Luizinho Viera.
GRÊMIO: Adriel; Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Carballo (Thiago Santos, aos 30/2ºT), Pepê (Ferreira, aos 32/2ºT) e Bitello; Vina (Everton Galdino, aos 29/2ºT) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.