Começou a segunda fase da EHF Euro Polônia 2016. Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, aconteceu duas partidas: França versus Bielorrússia; e entre Macedônia e Croácia. Mas antes de falar destas duas partidas vamos lembrar como se classificaram as seleções das Chaves C e D na primeira etapa.
Última rodada da Chave C
A última rodada da Chave C foi cheia de emoção, porque apenas um ponto separavam a seleção alemã da espanhola, que estava na liderança. Os suecos e os eslovenos também não estavam muito confortáveis, já que perder poderia significar sair da competição mais cedo.
A Alemanha encarou a Eslovênia, numa partida bastante intensa, com jogadas muito bem preparadas tecnicamente e com duas seleções de olho na vitória. Foi no primeiro tempo que os alemães conseguiram abrir uma pequena vantagem de dois gols (12 a 10), que foi mantida no segundo tempo, e que com o final do jogo aumentou. Placar final: ALE 25 x 21 ESL.
A Espanha enfrentou a Suécia. E vencer não foi nada fácil para o líder do grupo. Os ataques eram rápidos, as defesas impecáveis. Os suecos tiveram o melhor jogo da fase, no entanto, não segurou os contra-ataques espanhóis, que no primeiro tempo (12 a 10) abriu vantagem, e que se manteve durante todo o segundo tempo. Placar Final: ESP 24 x 22 SUE.
Se classificaram Espanha, Alemanha e Suécia.
Os últimos jogos do Grupo D
Na quarta-feira, 19, também aconteceu os últimos jogos da primeira fase do Grupo D.
Rússia e Montenegro se encararam em um duelo com poucas faltas, mas com muitos passes bem trocados. Os ataques eram rápidos, porém, enquanto os russos tinham uma defesa ágil e compactada, os montenegrinos tinham uma defesa mais lenta, menos compacta, e com buracos. Foi na primeira etapa que a seleção russa abriu vantagem (14 a 9), no qual se manteve durante todo o segundo tempo. Placar Final: RUS 28 x 21 MON.
Dinamarca e Hungria fizeram uma partida mais amena, com poucas faltas. Ainda no começo do encontro, os dinamarqueses colocaram ritmo na partida, e no primeiro tempo abriram vantagem de oito gols (18 a 10). Na mudou na etapa complementar, no qual a seleção dinamarquesa voava em quadra, e marcava um gol em cima de outro, enquanto a seleção húngara tentava se defender e corrigir seus erros. Placar Final: DIN 30 x 22 HUN.
Se classificaram para as oitavas as seleções Dinamarca, Rússia e Hungria.
Nesta quinta começou a segunda fase da Euro
Nesta quinta-feira, 21, começou a segunda fase da Euro. As seleções nesta etapa foi dividida em dois grupos. No 1 estão: Croácia, França, Polônia, Noruega, Macedônia e Bielorrússia. No 2 estão: Dinamarca, Espanha, Alemanha, Rússia, Suécia e Hungria.
A França venceu a Bielorrússia, por 34 a 23 (20 a 5). O artilheiro foi Nikola Karabatic, da seleção francesa, com nove gols.
A Croácia superou a Macedônia, pelo placar de 24 a 34 (13 a 17). O goleador foi Dejan Manaskov, da seleção macedônica, que balançou as redes por sete vezes.
Nesta sexta-feira, 22, se enfrentam Alemanha e Hungria, às 15h15; e Suécia e Rússia, às 17h30. Os jogos são válidos pelo Grupo 2.