O Internacional garantiu a classificação para a semifinal da Libertadores 2023. Após ter vencido o Bolívar por 1 a 0, fora de casa, no jogo de ida, com gol de Enner Valencia, o Colorado voltou a derrotar a equipe boliviana, desta vez no Beira-Rio. E se o resultado final se repetiu, o destaque da partida também: Enner Valencia.
Decisivo na Libertadores até aqui (quatro gols em quatro partidas), o equatoriano deixou sua marca mais duas vezes no confronto de volta das quartas de final. E poderia ter somado seu primeiro hat-trick pelo Colorado, mas teve um gol anulado após impedimento.
‘Dios mío’! Sul-americanos se encantam com Enner Valencia: ‘Melhor jogador da Libertadores’
Os gols de Valencia fizeram com que o Colorado acabasse com o jejum de oito anos sem chegar a semifinal da principal competição de clubes do continente. A última vez que atingiu este nível da Libertadores foi em 2015, quando foi eliminado pelo Tigres, do México. Na época, o ídolo colorado Rafael Sóbis era jogador da equipe mexicana.
+Premiação da Libertadores 2023: veja quanto vale a vaga na semifinal
O Internacional também alcançou esta fase em outras duas oportunidades, justamente nas conquistas do bi continental. Em 2006 e 2010, o Colorado derrotou São Paulo e Chivas Guadalajara-MEX, respectivamente.
Agora, a equipe gaúcha aguarda o vencedor do duelo entre Olimpia e Fluminense, confronto que acontece ne próxima quinta-feira (31), para definir uma das semifinais. No outro lado da chave, os possíveis adversários na final são: Palmeiras, Deportivo Pereira, Boca Juniors ou Racing.