A Fifa anunciou nesta quarta-feira os finalistas para o prêmio de melhor técnico do mundo em 2016. A lista tem dez nomes e nenhum brasileiro, mas dois argentinos.
Dos dez nomes divulgados, três dirigem seleções e foram destaques na Eurocopa. Os únicos sul-americanos são Simeone e Pochettino, mas ambos trabalham na Europa, no Atlético de Madrid e Tottenham, respectivamente.
Campeão da Eurocopa com Portugal, Fernando Santos aparece ao lado de Chris Coleman (País de Gales) e Didier Deschamps (França).
Entre os clubes, a principal ausência é José Mourinho, que não fez boas campanhas com Chelsea e Manchester United. Luis Enrique, Guardiola, Jurgen Klopp, ZIdane e o surpreendente Ranieri fecham a lista.
O vencedor será conhecido dia 9 de janeiro e a votação acontece da seguinte maneira: capitães e técnicos de seleções da Fifa têm direito a voto, o que representa 50% de peso. Os 50% são divididos entre 200 jornalistas (25%) e voto popular (25%). A eleição começa dia 4 (sexta-feira) e terminam dia 22. Destes dez técnicos, os três finalistas serão conhecidos dia 2 de dezembro.