Com novo presidente, Juventude anuncia executivo de futebol ex-Grêmio e São Paulo

Júnior Chávare ficará a frente do departamento de futebol, enquanto Fábio Pizzamiglio assume a presidência

Escrito por

Fábio Pizzamiglio, 42 anos, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (19) como novo presidente do Esporte Clube Juventude. Vice-presidente de marketing e comunicação entre 2020 e 2022, ele assume a vaga de Walter Dal Zotto Jr, que pediu licença do cargo após uma temporada em que precisou dedicar-se à própria saúde devido a uma doença. O mandato se estenderá até o final de 2023.

- É motivo de grande orgulho e emoção estar aqui hoje, na função de presidente. Sei do tamanho do desafio, das dificuldades, das responsabilidades e da importância dessa missão. Por isso, esta equipe de gestão contará muito com o apoio do torcedor e da comunidade para que nossos objetivos para 2023 possam ser alcançados, sempre mantendo a filosofia já adotada na gestão do presidente Waltinho de mantermos um clube saudável, sustentável e com uma gestão responsável e de absoluto controle financeiro-, afirmou o novo mandatário.

Para comandar o departamento de futebol profissional, o clube anunciou o executivo remunerado Júnior Chávare. O profissional, com grande experiência no mercado, chega para atuar ao lado do comitê gestor de futebol do Juventude, composto por Luis Carlos Bianchi, Almir Adami e Jones Biglia.

Chávare teve projeção nacional a partir de 2013, quando revolucionou as categorias de base do Grêmio e deu início ao Projeto Lapidar. Em 2014, seguiu para o São Paulo e participou da integração de base de Cotia com o profissional. Neste período na capital paulista, lapidou jovens do quilate de Eder Militão, Antony, David Neres, Lyanco, Inácio, Marquinhos Cipriano, Gustavo Maia, Shaylon, Luíz Araújo e Lucas Fernandes.

- É um motivo de muito orgulho, muita satisfação estar aqui no Juventude. Quando nós tivemos as primeiras conversas, não tive dúvidas que seria um projeto de muitos desafios, mas também de muitas expectativas. O Juventude é muito respeitado. A torcida tem que saber que apesar das dificuldades enfrentadas no momento, o clube é referência no país -, declarou o executivo, durante apresentação oficial nesta manhã, em Caxias do Sul.

Assim como já havia acontecido no Grêmio, Chávare levou o até então técnico da seleção brasileira olímpica para o São Paulo, André Jardine, e ganhou praticamente tudo com time sub-20: Copa Libertadores, duas Copas do Brasil, duas Copas Rio Grande do Sul, Campeonato Paulista e uma Copa Ouro.

Retornou ao Tricolor Gaúcho no final de 2015 e novamente participou ativamente do processo de captação de novos talentos, ajudando a revelar nomes como Luan, Wallace, Everton Cebolinha, Ramiro, Arthur, Pedro Rocha, Jailson, Pepê, Alex Telles, Wendell, Matheus Henrique, Ferreira, Jean Pierry, Darlan, Tetê, entre outros.

Em 2019, seguiu para a base do Atlético-MG e implantou o mesmo sistema de captação de atletas, com o projeto 'DNA Alvinegro'. No ano seguinte, participou da conquista do título do Brasileiro Sub-20 e chegou na semifinal na Copa do Brasil da categoria, além de ter participado da integração com o departamento de futebol profissional junto com o executivo Alexandre Mattos.

No começo de 2021, Chávare seguiu para o Bahia e foi peça importante como executivo do futebol profissional da conquista da Copa do Nordeste daquele ano.

- Temos que ser criativos. Já estamos definindo o perfil dos atletas que queremos e em cima desse perfil nós iremos buscar nomes com o objetivo de formar um grupo forte e competitivo para todas as competições de 2023 - , completou Chávare, já projetando os próximos passos.

Siga o Lance! no Google News