O sábado (21) foi repleto de medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Os pódios da competição disputada na capital do Chile contaram com atletas brasileiros em várias modalidades, somando quatro de ouro, três de prata e seis de bronze. Neste dia, a delegação brasileira se destacou no skate e natação.
RAYSSA LEAL, PÂMELA ROSA E LUCAS RABELO ARRASANDO NO SKATE
Abrindo os trabalhos para o Brasil, Rayssa Leal conquistou o primeiro ouro para o país no skate street. A "Fadinha" alcançou o lugar mais alto do pódio com a maior dominância e tranquilidade. Com Pâmela Rosa em segundo, o pódio feminino teve dobradinha verde-amarela, com a americana Paige Heyn ficando com o bronze.
Na prova masculina, Lucas Rabelo surpreendeu com duas notas acima de 90 pontos nas manobras e levou o ouro com tranquilidade.
CACHORRÃO NOS 400 M, REVEZAMENTO MASCULINO OURO E FEMININO BRONZE
Pela tarde, Guilherme “Cachorrão” Costa venceu os 400m livre masculino com um tempo de 3min46s79, novo recorde pan-americano. A prata ficou com o venezuelano Alfonso Mestre (3min47s62), e o bronze foi para o americano James Plage (3min50s74).
No revezamento 4x100m masculino, os brasileiros também levaram o ouro para casa, com Guilherme Santos, Marcelo Chierighini, Victor Alcara e Felipe Ribeiro de Souza. Desde 1999, a Seleção Brasileira não perde para os Estados Unidos nesta categoria.
O feminino também não decepcionou e conquistou o ouro na mesma categoria, com o quarteto formado por Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Tomanik e Celine Bispo. Já nos 400m livre, Maria Fernanda Costa ganhou a prata e Gabrielle Roncatto foi bronze.
BRONZES NO MOUNTAIN BIKE
José Gabriel foi o responsável pelo terceiro lugar no cross country olímpico (XCO), prova do ciclismo mountain bike. No feminino, , Raiza Goulão também levou o bronze. Com as conquistas brasileiras, os brasileiros foram a seis medalhas na modalidade na história dos Jogos Pan-Americanos. Agora o país tem três pratas e três bronzes (quatro no masculino e dois no feminino).
Neste domingo (22), o Brasil pode ampliar o número de conquistas no "Medallero", apelido do quadro de medalhas no Pan. Entre as modalidades com chances de pódio estão natação, maratona e skate.