O sétimo dia nos Jogos Parapan-Americano de Santiago foi recheado para o Brasil. Nesta sexta-feira (24), os atletas brasileiros chegaram a marca de 248 medalhas. Ao todo, até o final desta tarde, foram 128 ouros, 72 pratas e 79 bronzes. O destaque foi a natação com três medalhas, seguida de atletismo e lançamento de peso. O time brasileiro é líder da tabela e não deu chances aos adversários.
➡️Parapan 2023: confira os primeiros colocados do quadro de medalhas
NATAÇÃO
A modalidade deu as primeiras medalhas do Brasil no dia, como está sendo de costume ultimamente, dessa vez, com gostinhos especial de dobradinha. No masculino, Matheus Reine e Wendell Belarmino conquistaram o ouro e prata, respectivamente no 400m livre S11 e feminino, Mayara Petzold e Laila Suzigan também ficaram nas posições mais altas do pódio no 50m borboleta.
Em seguida, Douglas Matera levou o oitavo ouro de sua carreira em Jogos Parapan-Americanos, nos 200m medley da SM13. E com a rivalidade com o atleta da casa, Gabriel Araújo, o Gabrielzinho levou os 100m livre da S2.
TÊNIS DE MESA
Leandro Pena conquistou o bronze após enfrentar o compatriota Ymanitu Silva e vencer por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6. Garantindo assim, o segundo pódio em Santiago.
➡️Líder nas últimas quatro edições, Brasil vai em busca de novo recorde no Parapan 2023
ATLETISMO
Em seu primeiro Pan representando o Brasil, Samuel Oliveira bateu o recorde mundial dos 400m rasos da classe T20 e conquistou o ouro. Anotando o tempo de 46s48, superando em quase quatro décimos a antiga melhor marca, que pertencia ao também brasileiro Daniel Tavares, de 2019.
BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
A Seleção Brasileira feminina conquistou a medalha de bronze fazendo o dobro de pontos da Argentina e superou a arquirrival por 56 a 28. Os destaques foram Perla Assunção e Vileide Almeida.