Nesta sexta-feira (13), a Umbro lançou o terceiro uniforme dos seus clubes no Brasil seguindo um padrão que não agradou tanto os torcedores. Entretanto, há um motivo especial para o design escolhido. Em 2024, a empresa inglesa completa 100 anos de fundação e buscou homenagear a marca histórica em parceira com Athletico-PR, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport.

Os modelos carregam diversos símbolos que remetem à marca, ao mesmo tempo que buscam homenagear elementos históricos de cada clube. É possível notar uma forte identidade visual em todos eles, com um diamante na gola, representando o logotipo da marca, e um realce no símbolo da empresa. Na etiqueta da barra de cada camisa, há o nome "Umbro" inspirado na primeira logo da empresa, acompanhado pelo ano de fundação da marca, 1924, respeitando a paleta de cores de cada clube.

- 100 anos é uma marca expressiva demais e ficamos felizes por resgatar alguns símbolos das nossas origens nessas camisas especiais. A Umbro é uma marca histórica, que tem o futebol como o seu DNA, e a ótima relação que temos com os times do Brasil possibilitou que os uniformes fossem produzidos com essas homenagens. Cada modelo também leva uma identidade única de cada clube e essa camisa chega para ser um histórico item de colecionador - declarou Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro.

Fluminense anuncia terceiro uniforme em parceria com a Umbro (Foto: Divulgação/Umbro)

Na camisa do Fluminense, por exemplo, é possível ver de que maneira os elementos históricos dos clubes foram homenageados pela Umbro. O uniforme do clube carioca possui desenhos do escudo antigo e do novo, além do ano de fundação do Tricolor das Laranjeiras, bandeiras, sigla e o mapa do Rio de Janeiro. Dispostos um sobre o outro, eles formam a sigla do clube FFC na estampa.