A Arábia Saudita movimenta os bastidores do futebol mundial. Em negociações com a Fifa para um possível (e polêmico) apoio à Copa do Mundo Feminina, o governo saudita garantiu a cota principal de patrocínio ao Mundial de Clubes por meio da Visit Saudi, órgão de turismo nacional.
A empresa ligada ao governo saudita substitui a Alibaba Cloud, que tinha o posto de "parceiro apresentador" do Mundial desde 2017. Com o novo acordo, a edição deste ano está sendo chamada comercialmente de "Mundial de Clubes da Fifa 2022, apresentado por Visit Saudi".
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Vale destacar que o Mundial de Clubes conta com a participação de um clube da Arábia Saudita: o Al Hilal, que enfrentará o Flamengo na semifinal. Os outros dois semifinalistas são Real Madrid e Al Ahly.
Os outros patrocinadores do Mundial de Clubes 2022 são divididos em duas categorias: parceiros da Fifa (Adidas e Wanda) e apoiadores regionais (Orange, Betano, OCP, ONCF).
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Polêmica em torno da Copa do Mundo Feminina
A notícia que a Arábia Saudita tem negociações avançadas com a Fifa para patrocinar a Copa do Mundo Feminina de 2023 foi seguida de uma série de críticas. O motivo é o histórico de repressão aos direitos das mulheres no país do Oriente Médio.
Co-anfitriãs do torneio, Austrália e Nova Zelândia se revoltaram com a entidade máxima do futebol. As federações dos dois países soltaram notas públicas contra a postura e pediram esclarecimento sobre a situação.
- Seria bastante irônico o organismo de turismo da Arábia Saudita patrocinar a celebração maior do futebol feminino no mundo quando consideram que uma mulher na Arábia Saudita nem mesmo pode ter um trabalho sem a permissão do seu tutor masculino - afirmou Nikita White, em nome da Anistia Internacional australiana.