O Cruzeiro já acumula R$ 1,3 milhão em multas dadas pela Conmebol como punição durante a Copa Sul-Americana deste ano. Na tentativa de evitar novos prejuízos, a Raposa fez uma publicação nas redes sociais pedindo a seus torcedores que não utilizem mais sinalizadores, bombas e foguetes nas partidas da equipe.

- Atenção, Nação Azul! O uso de sinalizadores, bombas e foguetes é PROIBIDO dentro do estádio. Ao longo da CONMEBOL Sudamericana, o Cruzeiro foi obrigado a arcar com valores de multas altíssimos, verba que poderia ser investida no futebol do clube! Pedimos a colaboração de todos para que o time não seja punido novamente com multas e até a perda de mandos de campo. Vamos jogar juntos e protagonizar uma bela festa, como a nossa torcida sabe fazer, respeitando as regras da competição - diz o clube no comunicado.

O Cruzeiro tem uma partida importante da Sul-Americana pela frente nesta quarta-feira (23). O clube mineiro enfrenta o Lanús, da Argentina, no Mineirão, às 19h, pelo jogo de ida da semifinal da competição. E a promessa é de estádio lotado. Mais de 54 mil ingressos já foram vendidos.

As multas

O clube foi multado em 22 mil dólares (cerca de R$ 125 mil na cotação atual) no jogo contra a Universidad Catolica, do Equador, na última rodada da fase de grupos, por causa do uso de sinalizadores e do número e posições de câmeras.

A Raposa também foi punida nas duas partidas que fez contra o Boca Juniors pelas oitavas de final.

No jogo disputado na Argentina, foram 162 mil dólares em multas por se atrasar para se apresentar ao campo de jogo ou não cumprir determinações da arbitragem, por usar a partida para fazer manifestações de caráter extraesportivo e por não cumprir indicações do protocolo do jogo.

Kaio Jorge comemora gol contra o Libertad pela Sul-Americana (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

No jogo da volta, disputado no Mineirão, foram mais aproximadamente 40 mil dólares por violar questões de hospitalidade, segurança e por utilizar estruturas e instalações não permitidas.

O clube ainda foi punido novamente em um dos jogos contra o Libertad, pelas quartas de final, mas a Conmebol ainda não publicou a decisão.