menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Black Friday e Copa do Mundo: entenda o que muda no cenário econômico e esportivo

Datas marcantes se coincidem pela primeira vez na história<br>

Copa do Mundo 2022 - Abertura
imagem cameraCopa do Mundo acontece pela primeira vez no final do ano (Raul ARBOLEDA / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/11/2022
15:52

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nesta sexta-feira (25) ocorre a Black Friday que, pela primeira vez na história, acontece simultaneamente com a Copa do Mundo. Abaixo, o LANCE! apresenta os possíveis impactos dessa “coincidência” no cenário esportivo e econômico.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que a data movimente R$ 4,2 bilhões, o que causaria um aumento de 1,1% no faturamento dos varejistas, comparado aos dados de 2021. Além disso, estima-se que as vendas relacionadas à Copa alcancem R$ 1,4 bilhão.

- A Copa do Mundo, tradicionalmente, movimenta setores como o de bares, restaurantes e aquece segmentos como bebidas, alimentos, eletrônicos/TVs e vestuário. A Black Friday simultânea potencializa esse momento e traz ainda mais consumidores para esses produtos, que se não foram impulsionados pela Copa do Mundo, acabam seduzidos por preços, promoções e oportunidades - pontua Armênio Neto, especialista em marketing e na geração de receitas no esporte, e que já fechou contratos de grandes marcas com nomes como Neymar e Pelé.

+ E se o Brasil ganhar a Copa? Veja o potencial de valorização dos jogadores da Seleção

Uma outra pesquisa mostra que a combinação entre os dois eventos tem tudo para fazer o comércio alavancar as vendas. Segundo estudo feito pela Nielsen e pela Toluna, 65,5% das pessoas que pretendem comprar produtos nesta data são fãs de futebol, enquanto 87%, dos que costumam realizar compras, admiram o esporte.

Taça Copa do Mundo - Qatar
Copa do Mundo acontece no Qatar (Foto: Divulgação/ SC Qatar 2022)

Neste ambiente propício, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta uma movimentação de R$ 6 bilhões no e-commerce nacional, o que representaria um aumento de 3,5% em relação a 2021.

Especialistas dão dicas aos consumidores

Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, a diversificação dos meios de pagamentos é fundamental para permitir que as empresas possam alcançar um número expressivo de vendas.

- Hoje é essencial que os serviços disponibilizem inúmeras soluções de pagamentos para oferecer uma experiência ao cliente que melhor se adapte às suas necessidades. A inovação é necessária. Reinventar-se a todo instante e buscar soluções que facilitem os processos de pagamentos é primordial - disse Ferreira.

+ 777 Partners adquire participação no Hertha Berlin

Um dos métodos é o Pix, que tem tudo para ser o protagonista já que, em muitos anos, concede descontos ao comprador. Em junho, por exemplo, essa tecnologia registrou um aumento de 20,3%, movimentando R$31,35 milhões.

- A Black Friday pode ser um bom momento para aquisição de produtos com preços menores, mas é preciso atenção em dois pontos: não sair comprando desnecessariamente e com o uso do cartão de crédito. Tem que ter cuidado para não se perder com as parcelas e gastar mais do que tem disponível - alerta Bruna Alleman, educadora financeira da Acordo Certo

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias