A transmissão internacional do Campeonato Brasileiro será ampliada na edição de 2023. A partir deste ano, a competição voltará a ser exibida em Angola, país da África Central com 34 milhões de habitantes. A novidade é fruto de uma parceria entre as agências LiveSports e 1190 Sports.
Os jogos serão transmitidos pela Rede Girassol, canal recém-criado no país africano. De acordo com a 1190 Sports, empresa que gerencia os direitos internacionais de transmissão do Brasileirão, o torneio tem acordos fechados atualmente com 145 países.
+ Conmebol reajusta valores e distribuirá R$ 1,6 bilhão em premiação em 2023
- Tenho ido frequentemente para Angola, e não surpreende a paixão deles pelo futebol brasileiro. Isso vai crescer ainda mais com as transmissões do Brasileirão. Muitos países já descobriram esse potencial. Angola é um deles. O papel da LiveSports é também de ajudar o futebol brasileiro a ir para um outro patamar global - afirmou João Palomino, CEO da LiveSports.
- É muito importante termos uma distribuição para um país tão próximo em termos culturais e que principalmente fala nossa mesma língua. O público angolano entende e está acostumado a acompanhar o nosso campeonato, e agora vai ter acesso, ao vivo, a toda a temporada - observou Leonardo Caetano, CEO da 1190 Sports.
+ Brasil tem quatro representantes entre os 100 clubes mais valiosos do mundo; veja lista
O contrato para direitos internacionais do Brasileirão foi assinado em 2020 - pelos clubes e pela CBF. Na época, a empresa escolhida foi a GSRM (Global Sports Rights Management), que mais tarde passou por um processo de fusão com a 1190 Sports.
O Campeonato Brasileiro 2023 será disputado está previsto para começar em 15 de abril e será disputado até dezembro. Os 20 clubes participantes da Série A são: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás, Red Bull Bragantino, Coritiba, Cuiabá, Cruzeiro, Bahia, Vasco e Grêmio.