A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fechou uma parceria com a Binance, provedora de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoeda, para lançar o primeiro NFT da história do Brasileirão. A iniciativa oferece aos torcedores acesso à tecnologia que irá aprimorar a experiência do fã e promete conceder vantagens exclusivas.
O lançamento aproxima o futebol brasileiro de uma tendência que está se tornando cada vez mais comum entre times de diferentes esportes ao redor do mundo. Detentores do NFT Passe de Temporada poderão participar do Fanverso, plataforma gamificada exclusiva que será lançada em maio e que reúne uma série de ações e benefícios em parceria com o Brasileirão.
+ Onze marcas vão fornecer material para os clubes da Série A do Brasileirão; veja a lista
- Na minha gestão à frente da CBF, buscamos nos conectar com todas as formas de interação com o torcedor. E não seria diferente nesta parceria com a Binance. Trazer a tecnologia, aliada à emoção do futebol, nos dará ainda mais opções de aproximação e de engajamento com novos públicos e diferentes perfis de torcedores - avaliou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
As vantagens do NFT incluem acesso ao Fanverso, taxas de negociação mais baixas na Binance e descontos em cursos da Escola de Gestão e Negócios da CBF Academy, disponíveis quando o Faverso for lançado. Os titulares poderão participar do match prediction, votar em enquetes e outras experiências gamificadas. Os que tiverem o melhor desempenho poderão resgatar prêmios exclusivos, itens colecionáveis, ingressos, experiências de hospitalidade e muito mais.
- Acreditamos que as criptomoedas e a blockchain são o futuro do dinheiro e da internet, trazendo benefícios indiscutíveis para as pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento. Estamos honrados em fazer essa parceria com a CBF e temos certeza de que esse lançamento histórico permitirá que mais brasileiros se sintam mais próximos de seus clubes e aprendam sobre criptomoedas, para que possam aproveitar o que essa tecnologia tem a oferecer - comentou Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.
+ Brasileirão 2023: veja o ranking de elencos mais valiosos da Série A
A partir desta sexta-feira, um dia antes do início do torneio de 2023, o NFT Passe de Temporada poderá ser solicitado gratuitamente pelos fãs de futebol. Veja o passo a passo abaixo:
1. Cadastre-se no site do Brasileirão para resgatar um código.
2. Acesse a página inicial do NFT na Binance usando o código e registre-se. Quem já for usuário da Binance também poderá resgatar seu NFT indicando amigos para abrirem uma conta na exchange.
3. Conclua o processo de verificação de identidade (know your customer, ou KYC), e o NFT será desbloqueado automaticamente.
O que é um NFT?
Um token não fungível (NFT) é um tipo de ativo armazenado na blockchain e representa algo único, colecionável e que não pode ser copiado. Exemplos de NFT incluem a imagem de uma pintura, uma música, um terreno virtual, skins de jogos, para citar apenas alguns.
Esses tokens têm chamado mais atenção nos últimos anos, sendo considerados uma nova forma de experimentar e ter uma obra de arte. Uma pesquisa da Deloitte mostra que as transações com esses ativos chegaram a US$ 2 bilhões apenas em 2022.
Nos esportes, eles podem desbloquear experiências do mundo real, como acesso a imagens e conversas de equipe nos bastidores, ou ser uma fonte de renda e uma conexão mais próxima com jogadores específicos.