Os jogos da Copa do Brasil 2023 contam com a atenção redobrada da CBF nos bastidores. Nesta semana de estreia do torneio mata-mata, a entidade enviou um ofício aos clubes participantes com um alerta sobre a exploração dos direitos comerciais e de transmissão. 

O LANCE! teve acesso ao documento assinado por Gamil Foppel e Regina Sampaio, diretor jurídico e gerente jurídica da CBF, respectivamente. A entidade reforça que as propriedades de publicidade estática da Copa do Brasil são de exploração exclusiva da empresa Brax Sports Assets, de modo que os clubes não estão autorizados a utilizar qualquer área do estádio para expor qualquer tipo de marcas ou patrocínios. 

- Desta forma, frisa-se que, por estádio limpo, referimo-nos ao dever do Clube de assegurar que o estádio esteja livre de qualquer publicidade, marketing, promoção, merchandising, licenciamento, sinalização ou identificação de marca ou comercial em arquibancadas, placares, assentos, relógios, uniformes de pessoal a serviço, cercas, placas ou qualquer outro lugar dentro, ao redor ou no espaço aéreo acima do estádio - diz um trecho do ofício da CBF.

A CBF também alertou sobre a exclusividade de transmissão do Grupo Globo e de suas sublicenciadas (Amazon Prime Video). A entidade esclareceu que os clubes não podem transmitir as partidas em plataformas de streaming próprias, ou por qualquer outro meio, ainda que tais jogos não sejam exibidos nas mídias licenciadas ao Grupo Globo.

A CBF não comentou sobre possíveis punições aos clubes que descumprirem os termos do Regulamento Geral das Competições ("RGC") ou do Regulamento da Competição (“REC”) da Copa do Brasil.