A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enviou um comunicado aos clubes e federações, que participam das competições organizadas por ela, vetando qualquer tipo de propaganda de casas de apostas que não foram incluídas na lista da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

A determinação para que essas empresas não tenham mais suas marcas expostas pelo clubes passa a valer nesta sexta-feira (11).

- A exibição de publicidade ou propaganda de empresas, nacionais ou estrangeiras, operadoras de apostas esportivas, sob qualquer forma, inclusive nos uniformes das equipes participantes, fica condicionada ao cumprimento irrestrito dos requisitos previstos na referida Lei e na regulamentação do Ministério da Fazenda - traz o comunicado da entidade.

A lista do Ministério da Fazenda foi publicada em 1º de outubro e já passou por duas atualizações. A mais recente aconteceu na terça-feira (8) e contou com a inclusão da empresa Stake, que é patrocinadora máster no Juventude.

A decisão da CBF afeta diretamente clubes como Corinthians, Grêmio, Athletico-PR, Bahia, Náutico, Ceará, Santa Cruz e ABC, no masculino, e o Palmeiras, no feminino, por serem patrocinados pela Esportes da Sorte, uma das empresas que não foram incluídas na lista da Secretaria.

A empresa até conseguiu uma autorização da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) para atuar no estado, mas, para a CBF, o que vale é a autorização nacional dada pelo governo federal.

Há ainda outros clubes que serão afetados pela decisão, como o Coritiba e o Amazonas, por serem patrocinados pela Reals, e o Guarani, que tem contrato máster com a Dafabet. Ambas também não constam na lista de empresas autorizadas.