A Chiliz, líder mundial de blockchain para esportes e entretenimento Web3, fechou os primeiros acordos dentro do seu programa de aceleração de startups. Por meio do Chiliz Labs, a empresa anunciou, nas últimas semanas, investimentos em quatro projetos de blockchain em estágio inicial: FanFest, LiveLike, Blockasset e MatchWornShirt (MWS).
Um dos objetivos da incubadora é a expansão da indústria de esportes na Web3, também conhecida como a nova fase da internet. Ao todo, a a Chiliz prevê investir US$ 50 milhões na capacitação de empresas do setor. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes sobre as parcerias fechadas.
As primeiras empresas a receberam aporte do Chiliz Labs foram a FanFest, provedor de transmissões ao vivo, e a LiveLike, startup de engajamento de fãs. Ambas se juntaram ao ecossistema Chiliz para criar produtos e serviços Web3, como oferecer itens colecionáveis do tipo “assistir para ganhar” baseados na blockchain para emissoras e parceiros de mídia.
Em seguida, foi a vez da Blockasset, plataforma de tokens verificados de atletas que permite que fãs, marcas e esportistas se conectem por meio da tecnologia social Web3. A empresa vai desenvolver seus produtos na nova Chiliz Blockchain. Como parte do acordo, a Chiliz fez um investimento de capital na Blockasset, juntando-se a uma lista de parceiros que também inclui os atletas Wayne Rooney e Michael Bisping.
- Estamos muito felizes em dar as boas-vindas à Blockasset, um projeto inovador que compartilha da nossa visão de reformular a experiência do torcedor no esporte usando a tecnologia Web3 para aproximar os torcedores de seus heróis. A abordagem de token verificado por atleta da Blockasset é diferente, mas completamente complementar ao nosso modelo de Fan Token da plataforma Socios.com. Além disso, esta aliança significa um novo passo para consolidar a Chiliz como a principal infraestrutura Web3 para esportes e a plataforma para marcas que buscam construir o futuro do envolvimento dos fãs - disse Alexandre Dreyfus, fundador e CEO da Chiliz.
A última parceria anunciada foi com a MatchWornShirt (MWS), casa de itens esportivos e memorabilia usados e autografados. Vale destacar que a Chiliz receberá uma participação de 20% em ações como parte do investimento.
Com mais de 80 mil usuários ativos na plataforma, a MatchWornShirt é líder global na autenticação, venda e distribuição de itens oficiais utilizados e autografados por jogadores de futebol por meio de leilões em tempo real no seu próprio marketplace. A MWS trabalha com mais de 280 parceiros globais. A plataforma é desenvolvida para vender mais de 50.000 camisas em 2023 em nome dos clubes, franquias, instituições de caridade e detentores de direitos internacionais.
A Chiliz trabalhará com a MWS para expandir sua marca, promovendo a oferta para a forte base de 1,8 milhões de usuários da Socios.com, vinculada a mais de 160 das maiores organizações esportivas do mundo. Em troca, a MatchWornShirt será integrada à experiência do torcedor na Socios.com, permitindo interação consistente de uma rede global de dedicados torcedores detentores de fan tokens. Como parte desta integração, os clubes parceiros da Socios.com poderão explorar a adição de recompensas relacionadas à MWS em suas estratégias de engajamento de fãs.