Atual campeã mundial, a Argentina já está com os olhos voltados para os Estados Unidos, uma das sedes da Copa do Mundo 2026. Em meio à estratégia de expansão global, a AFA (Associação de Futebol da Argentina) definiu o mercado norte-americano como a próxima fronteira a ser derrubada, em um plano que inclui acordos comerciais, a construção de um CT e até um programa de identificação de talentos.
A expansão global teve início em 2018 com o objetivo de transformar a marca da AFA ao redor do mundo. Após estabelecer uma presença permanente na China e no Oriente Médio, a entidade destinará esforços no crescimento nos Estados Unidos, que também será sede da Copa América 2024.
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Os grandes eventos foram cruciais, mas não os únicos motivos para a escolha dos Estados Unidos como próximo foco. Em entrevista ao "The Athletic", o diretor comercial e de marketing da AFA, Leandro Petersen, disse que os mais de 50 milhões de latinos nos EUA e “o mercado de futebol em rápido crescimento” também foram levados em consideração.
Patrocínios, CT e talentos: os planos da AFA nos EUA
Um dos focos da AFA nos Estados Unidos será a busca por mais acordos de patrocínio. A entidade tem mais de 150 parceiros comerciais em todo o mundo e acredita ter mais acordos do que qualquer outra federação.
Segundo Petersen, essas parcerias começaram a se acumular depois que a Argentina conquistou a Copa América de 2021 no Brasil. Atualmente, são 10 parceiros comerciais na China, além de três sócios na Índia e cinco nos Emirados Árabes e no Qatar.
Uma outra iniciativa da AFA nos Estados Unidos será a construção de um centro de treinamento, nos moldes do complexo esportivo de Ezeiza. O espaço será em Miami, e além de um prédio administrativo, terá campos para diversas categorias e espaços recreativos. Estima-se que o investimento total para as instalações da AFA seja de aproximadamente US$ 10 milhões.
A AFA, inclusive, avalia uma série de propostas para os naming rights de suas instalações em Miami. As obras de construção ainda não foram iniciadas, mas o plano é que a inauguração aconteça antes da Copa América, que será disputada em meados de 2024. O espaço poderia servir como sede da seleção durante o torneio.
Após estabelecer sede em Miami, a AFA pretende criar escolinhas de futebol ao redor do país. A ideia, a longo prazo, é procurar talentos com dupla nacionalidade. Diante da crise econômica na Argentina, há um grande fluxo de pessoas indo morar na América do Norte. Assim, no futuro, é possível que jogadores americanos tenham pais argentinos e desejem defender as cores albicelestes.