Entenda por que CBF ‘perdeu’ contas oficiais da Copa do Brasil nas redes sociais

Perfis do torneio no Instagram e no Twitter passam a se chamar "Portal da Torcida" em polêmica que envolve mudança de agências

imagem cameraCopa do Brasil não tem mais perfis oficiais nas redes sociais (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/01/2023
15:02
Atualizado em 15/01/2023
15:35
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) perdeu o controle dos perfis oficiais da Copa do Brasil nas redes sociais. As contas, que acumulam milhões de seguidores, passaram a se chamar "Portal da Torcida" a partir da noite deste sábado e não apresentam mais nenhuma ligação com o torneio organizado pela entidade. Mas como e por que essa mudança ocorreu?

O motivo inicial da polêmica foi a troca da agência comercial da Copa do Brasil. A Klefer era parceira da CBF há oito anos para a produção de conteúdo digital do torneio, mas foi substituída em dezembro de 2022 com a chegada da Brax Sports Assets - leia mais aqui.

Sem vínculo com a CBF e a Copa do Brasil, a Klefer se aproveitou de uma cláusula contratual e conseguiu manter a gestão das contas com milhões de seguidores. A agência apenas mudou o nome das páginas e divulgou um comunicado sobre a troca (leia na íntegra ao fim da matéria).

- Por motivos contratuais, a KLEFER informa que, a partir deste momento, os perfis oficiais da Copa do Brasil passam a se chamar Portal da Torcida, onde poderão ser encontrados conteúdos diversos sobre o mundo do futebol - explicou a agência.

+ Ligas nacionais mais valiosas do mundo em 2023: veja levantamento exclusivo do L!

Milhões de seguidores nas contas 'perdidas'

As páginas da Copa do Brasil tinham bons números de seguidores e engajamento. As contas principais eram a do Instagram e do Facebook, que apresentavam 1,5 e 1,1 milhão de seguidores, respectivamente. No Twitter e no TikTok, os números também eram significativos. Agora, todos esses perfis se chamam "Portal da Torcida" e seguem geridos pela Klefer.

Instagram - 1,5 milhão
Facebook - 1,1 milhão
Twitter - 673,2 mil
TikTok - 768,4 mil

Apesar de ser dona e responsável pela Copa do Brasil, a CBF não era proprietária dos perfis nas redes sociais e se viu de "mãos atadas". Agora, a entidade terá que criar outras contas para produzir conteúdo digital sobre o torneio. O LANCE! entrou em contato em busca de um posicionamento oficial sobre a situação, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta matéria.

Páginas da Copa do Brasil com novo nome (Foto: Reprodução)

Leia o comunicado da Klefer na íntegra:

"Ao longo das últimas oito temporadas do futebol brasileiro, a KLEFER foi pioneira e desenvolveu um trabalho de destaque no universo esportivo com gestão de marca, ações, ativações e conteúdo digital da Copa do Brasil, através de uma comunicação leve, extrovertida e próxima a vocês.

Criados e executados pela nossa equipe multidisciplinar, os perfis do projeto dedicados à competição reuniram milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e mundo, tornando-se, como consequência da excelência do trabalho de gestão de conteúdo, participação de influenciadores e formatos inovadores, exemplo para os demais produtos esportivos do país.

Por motivos contratuais, a partir de hoje, os perfis deixam de ser dedicados exclusivamente à Copa do Brasil e dão lugar ao Portal da Torcida, um espaço para reunir os torcedores espalhados por todo o país e dar sequência à nossa resenha com muito futebol, humor e interações.

Convidamos todos vocês a acompanharem essa nova fase com a certeza de que faremos história mais uma vez!"

Siga o Lance! no Google News