Expansão da MLS: duas cidades surgem como favoritas para receber 30ª franquia

Liga norte-americana está em negociações e pretende anunciar novo clube até o fim de 2023

imagem cameraLAFC é o atual campeão da MLS (Foto: Divulgação/Twitter LAFC)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/02/2023
16:10
Atualizado em 26/02/2023
17:43
Compartilhar

A temporada 2023 da Major League Soccer (MLS) começou neste sábado com um clube estreante: o St. Louis City SC, o 29º da liga. De acordo com Don Garber, Comissário da MLS, a ideia é seguir a expansão e anunciar a 30ª franquia até o fim do ano. Duas cidades são favoritas para receber a nova equipe: San Diego e Las Vegas.

- Acho que San Diego e Las Vegas são as oportunidades mais prováveis para serem o 30º, mas não temos um time em Phoenix, não temos um time em Sacramento, não temos um time em Detroit, todos grandes mercados no nosso país. Sabe, nunca se sabe. Tampa é outra grande cidade. O futebol está explodindo profissionalmente em todos os lugares, tanto no lado profissional quanto no lado masculino e feminino - disse Don Garber.

+ MLS mostra força comercial e terá mais de 30 patrocinadores em 2023

Os interessados na propriedade da nova franquia devem abrir o bolso. Carolyn Kindle, dona do St Louis City SC, revelou que o clube significou um investimento de cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões), incluindo a taxa de expansão, o centro de treinamento, o novo City Park Stadium (capacidade para 22.500 torcedores) e um prédio administrativo.

- Planejamos fornecer a melhor experiência possível para o torcedor no dia do jogo, usando tecnologia de ponta. Queremos criar uma experiência única de consumo em evento esportivo. Pesquisamos os novos hábitos depois da pandemia e vimos que as pessoas estão mais resistentes a filas, e ao toque físico em locais públicos - contou Carolyn Kindle, na última semana.

+ Dono do Chelsea quer formar conglomerado e tem interesse na compra de clube francês

A expansão da MLS é mais uma prova do crescimento da liga norte-americana de futebol. Impulsionado pela Copa do Mundo de 2026, que será na América do Norte, o torneio fechou acordos comerciais importantes fora de campo.

A principal novidade nos bastidores é o contrato global com a Apple pelos direitos de transmissão do torneio. O contrato com a empresa de tecnologia é válido por 10 anos e garantirá, pelo menos, US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões) à MLS.

Siga o Lance! no Google News