Qual o tamanho do impacto econômico da etapa brasileira da WSL?
Evento acontece em Saquarema, no Rio de Janeiro, e tem efeito positivo na economia local
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O Vivo Rio Pro, etapa do Championship Tour da WSL em Saquarema, se destaca para além das ondas e manobras dos surfistas. O evento atrai milhares de turistas à cidade na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e tem um impacto milionário na economia local.
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Os valores da edição deste ano ainda não foram revelados, mas é possível ter uma noção com base nos números de 2023. De acordo com relatório de impacto econômico, realizado pela EY, o evento movimentou mais de R$ 97 milhões, por exemplo.
💰 Impacto econômico do WSL Rio Pro em 2023:
- Movimentação de mais de R$ 97 milhões;
- Impacto de R$ 35 milhões sob o PIB do município de Saquarema;
- Impacto de R$ 18 milhões sobre rendimentos das famílias locais;
- Impacto de R$ 114 milhões sob o PIB do estado do Rio de Janeiro;
- Mais de 500 empregos gerados.
Eventos esportivos, como o WSL Rio Pro, incentivam a atividade econômica da cidade e da região: as despesas com a infraestrutura do evento e os gastos dos turistas impulsionam efeitos positivos na cadeia produtiva da economia, suportando diversos empregos, geração de renda para as famílias e com a arrecadação de impostos. Existem três categorias de impactos: direto, indireto e induzido.
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- Os diretos são originados a partir dos desembolsos diretos gerados pelo evento que incorpora tanto os gastos para a simples montagem da estrutura e toda a operação da etapa, receitas geradas pelo evento e pelo consumo dos espectadores. O indireto é atividade econômica movimentada pelas cadeias de suprimento dos setores mobilizados pela WSL e pelos visitantes. Já o induzido trata-se da economia que vai se movimentando com salários e remunerações pagos aos trabalhadores envolvidos, que consomem bens e serviços - explica Pedro Daniel, Diretor Executivo e líder da Área de Esportes, Mídia e Entretenimento da EY na América Latina.
O turismo é um dos setores positivamente afetados pelo surfe na região. Durante a competição, Saquarema teve 100% de ocupação da rede hoteleira e R$ 43 milhões foram gastos pelos turistas.
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