O Fortaleza pode ser o próximo clube brasileiro a constiutir uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Neste sábado (23), os sócios proprietários e sócios torcedores do clube vão votar em Assembleia Geral Extraordinária e decidir sobre a questão.

O caso do Leão do Pici, no entanto, é diferente do que aconteceu com Vasco, Botafogo e Cruzeiro, por exemplo. Com dívidas controladas e receitas em expansão, o clube não pretende vender ações e ter um "dono". Seria um movimento ampliar as possibilidades no mercado.

+ Já pensou em trabalhar com futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

- Por que seria bom o Fortaleza se transformar em SAF? Porque possibilita um trânsito mais fácil no mercado financeiro, simplificando operações como investimentos e empréstimos - explica o presidente Marcelo Paz.

+ Guia da SAF do Atlético-MG: conheça valores, investidores e novo modelo de gestão

Quanto valeria a SAF do Fortaleza?

O Fortaleza começou a discutir a ideia de mudança de estatuto no fim de 2022. Inicialmente, o clube planejava vender uma pequena fatia da SAF e, nos meses seguintes, chegou a receber contatos de investidores nacionais e internacionais.

Nesta época, a diretoria estimava uma arrecadação milionária, de cerca de R$ 50 milhões, na eventual negociação de 10% a 15% da SAF.

Fortaleza pode constituir SAF ainda em 2023 (Foto: Karim Georges/Fortaleza)


Por que o Fortaleza quer virar SAF?

Em reunião com torcedores em julho deste ano, a diretoria do Fortaleza explicou que esse plano de venda não existe mais. O clube quer realizar um processo mais lento, mudando inicialmente o estatuto para SAF visando outros pontos, como:

- Possibilidade de realização de investimentos e empréstimos com maior facilidade;
- Aprofundamento em processos de governança corporativa, gestão empresarial, auditoria e compliance;
- Preparar o Fortaleza para receber um possível investimento no futuro.

Transformando-se em SAF, o Fortaleza ampliaria suas possibilidades no mercado, mas mantendo as principais decisões e o controle do clube na gestão.