Neste domingo (15), o Fluminense se despedirá do seu terceiro uniforme em homenagem ao sambista Cartola, torcedor ilustre do clube na partida contra o Juventude pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa será a última vez que o clube utilizará o uniforme, que bateu a meta de vendas do mês de lançamento em apenas 48h, de acordo com o GE. Segundo o clube, trata-se da terceira camisa mais vendida em sua história. Os números não foram divulgados.

O título da Libertadores pode ser considero grande fator para o recorde mencionado pelo clube. Segundo o jornal O Globo, as vendas de camisa do Fluminense cresceram 700% na semana da final do torneio, que terminou com o primeiro título do clube carioca na história da maior competição entre clubes da América do Sul.

À época de seu lançamento, a camisa foi sucesso de crítica e venda, esgotando no site da Netshoes em apenas 48h. A primeira vez que a camisa foi utilizada foi em um empate por 3 a 3 diante do Corinthians no Brasileirão do ao passado. Na ocasião, em parceria com o clube, a torcida exibiu um mosaico do Cartola em 3D na entrada do time em campo. Filho de Cartola, Ronaldo Silva de Oliveira esteve presente no Maracanã a convite do Fluminense e não conteve as lágrimas.

A camisa foi relevada há quase 1 ano, em 11 de outubro, data em que o músico faria aniversário. Feita nas cores verde e rosa, a camisa faz referência à Estação Primeira de Mangueira, tradicional escola de samba do carnaval carioca, que tem Cartola como um de seus idealizadores de fundadores. No anúncio em seu site, o clube revelou que as vendas da camisa em parceria com a Umbro superaram camisa grená de 2011/12, tornando-se o terceiro uniforme mais vendido da história do clube. Entretanto, o clube informou a reportagem que não havia números para divulgar.

Thiago Silva disputa lance com Garro em partida da 23ª rodada do Brasileirão 2024 (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

Como curiosidade, o Fluminense nunca perdeu utilizando o uniforme. Em seis partidas, a equipe venceu três vezes (Bangu, Madureira e Red Bull Bragantino) e empatou três (duas vezes com o Corinthians e uma vez com o Internacional). Após o jogo deste domingo, o clube passará a utilizar o novo terceiro uniforme, lançado em homenagem ao centenário da Umbro.

O uniforme em homenagem ao aniversário 115 anos de Cartola homenageia a canção “Corra e Olhe o Céu”, samba presente no primeiro álbum de estúdio do torcedor tricolor, de 1974. A letra da música percorre toda a camisa, tanto na parte frontal como nas costas.

Foi desenvolvida ainda uma etiqueta especialmente para a peça, que traz um icônico desenho do artista com a camisa tricolor, cercado pelo nome “Mestre Cartola” em fonte estilizada. Além disso, a parte interna da gola tem o nome Cartola estilizado com elementos do Fluminense.