A compra do Newcastle por um fundo de investimentos da Arábia Saudita tem uma nova polêmica. Desta vez, foram divulgados pelo Departamento de Comércio Internacional documentos que mostram um suposto envolvimento do governo do Reino Unido para facilitar a aprovação da aquisição, pela Premier League.
Segundo o jornal "The Guardian", Lord Gerry Grimstone, então ministro de investimentos, pediu ao então presidente da Premier League, Gary Hoffman, em agosto de 2020, que compartilhasse o conselho jurídico da liga sobre “um caminho a seguir” para a aprovação das negociações.
Os documentos mostram esforços feitos pelo ministro para poder servir como uma ponte para a ligação entre a Premier League e o governo da Arábia Saudita no processo de aprovação. As informações estariam em memorandos envolvendo funcionários do governo e o embaixador britânico na Arábia Saudita.
A documentação consiste em quatro memorandos envolvendo o ministro, funcionários da sede do governo do Reino Unido e o embaixador britânico na Arábia Saudita, e conta ainda com chamadas e trocas de mensagens.
Grimstone foi ministro de investimentos de 2019 a 2022, quando renunciou ao cargo após a saída de Boris Johnson do posto de primeiro-ministro. Segundo o jornal, ele tinha altos contatos na Arábia Saudita e no Golfo.
+ Quase todos divulgados! Veja os uniformes das seleções lançados para a Copa do Mundo
Tanto o governo do Reino Unido, quanto a Premier League negam qualquer interferência estatal britânica no processo de aprovação da compra do Newcastle.