Ibope cria ferramenta para medir audiência em jogos de futebol; entenda mudança
Empresa passará a contar audiência de streamings e YouTube nos jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil

- Matéria
- Mais Notícias
O Brasileirão 2025 inaugurou um modelo inédito nas transmissões dos jogos da competição. Pela primeira vez, os clubes da Série A negociaram os meios de exibição de suas partidas através de blocos, a Liga Forte União (LFU) e Libra. A mudança em comparação aos anos anteriores implicou na entrada de novos players no mercado da transmissão de futebol no país. Plataformas como o YouTube e streamings já vinham sendo utilizadas, mas se consolidaram com a chegada da nova temporada.
Relacionadas
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
A partir de agora, a empresa de inteligência Kantar Ibope Media passará a contabilizar a audiência das plataformas de streaming e do YouTube nos jogos do futebol brasileiro neste ano. A companhia é uma das principais referência de medição de acessos e visualizações de canais de TV no país. Para isso, a empresa criou uma nova ferramenta que será usada em mais de 500 jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil para contabilizar o número de acessos.
A ideia é utilizar uma padronização na medição dos dados nas TVs abertas e fechadas, como já acontecia anteriormente, e somar as novas plataformas de transmissão, como YouTube, Prime Video e Play Plus. A ferramenta é chamada Sports Audience Measurement e será capaz de medir o co-viewing, quando uma residência assiste a um jogo em mais de uma plataforma.

Com a padronização dos dados coletados nas diferentes transmissões, a expectativa é que a partir de 2026 a empresa consiga apresentar números mais consolidados sobre as divisões de audiência e perfil do público que acompanha as transmissões de futebol no Brasil.
Entenda a divisão das transmissões
A Rede Globo foi a única que conseguiu fechar acordos de transmissão com as duas ligas, sendo que o acordo com os times da Libra é de exclusividade. A emissora transmitirá partidas na TV aberta, Premier e Globoplay. Por outro lado, a Record tem contrato apenas com a LFU, onde definiu que passará a partidas na TV aberta, pelo portal R7.com e o streaming Play Plus. Já a Cazé TV será no YouTube, enquanto o Prime Video exibe dentro do seu streaming.
➡️ Patrocinadora do Flamengo poderá usar três nomes diferentes; entenda decisão
E a definição de onde o jogo será transmitido depende de quem é o mandante. De acordo com a Lei do Mandante, criada em 2021, todos os 20 clubes têm o direito de negociar com quem e onde querem exibir seus jogos dentro de casa. Isso não interfere se o rival visitante tem acordo com outra emissora.
Times que formam a Libra e LFU
Libra
- Atlético Mineiro
- Bahia
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- RB Bragantino
- São Paulo
- Santos
- Vitória
LFU
- Botafogo
- Corinthians
- Ceará
- Cruzeiro
- Fluminense
- Fortaleza
- Internacional
- Juventude
- Mirassol
- Sport
- Vasco
Onde assistir aos jogos do Brasileirão 2025
Times da Libra
- Rede Globo: TV aberta, Sportv (canal fechado), Premiere (canal por assinatura) e Globoplay (que retransmite o sinal da TV e do Premiere)*
Times da LFU
- Rede Globo: TV aberta, Sportv (canal fechado), Premiere (canal por assinatura) e Globoplay (que retransmite o sinal da TV e do Premiere)*
- Record: TV aberta, site R7.com e streaming Play Plus (um jogo por rodada, que será o mesmo da Cazé TV)
- Cazé TV: YouTube (um jogo por rodada, que será o mesmo da Record)
- Prime Video: no seu streaming (um jogo por rodada, que será exclusivo)
* A Globo exibirá nove jogos por rodada, sendo oito deles de forma exclusiva. A empresa é quem define onde vai passar cada um dos nove jogos (se será na TV aberta, fechada ou canal por assinatura)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias