De olho nos direitos internacionais, investidores da LFF definem nova consultora de negócios
Empresa responsável pela gestão dos direitos internacionais do Brasileirão, 1190 Sports ajudará Serengeti e Life Capital Partners no processo de criação da liga de clubes
- Matéria
- Mais Notícias
Sócios-investidores da Liga Forte Futebol (LFF), os fundos Serengeti Asset Management e Life Capital Partners fecharam um acordo com a 1190 Sports. A empresa, que é a atual responsável pela gestão e comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no exterior, atuará como consultora de negócios esportivos no processo de criação da liga de clubes.
- Estamos muito empolgados em anunciar nossa parceria com o que consideramos ser a principal gestora na área de marketing de transmissões esportivas e direitos comerciais para equipes esportivas na América Latina. Essa colaboração representa um passo significativo em direção à nossa visão de criar uma liga mais justa e competitiva, que irá cativar fãs em todo o mundo. Estamos animados em contribuir para o contínuo desenvolvimento do futebol brasileiro e ansiosos para aproveitar a experiência da Serengeti enquanto avançamos rumo a um futuro ainda mais emocionante e competitivo para o esporte - disse Jody LaNasa, fundador e CEO da Serengeti Asset Management.
Relacionadas
+ Libra e LFF: compare tabelas e veja quanto seu clube ganharia na divisão de cada bloco
Entre outras atribuições, a 1190 Sports ajudará no desenvolvimento de um plano de negócios de nível internacional e uma estratégia de gerenciamento de direitos para o Brasileirão. A gestão e comercialização de direitos de transmissão no exterior é considerada o principal caminho estratégico para o crescimento da futura liga brasileira. O LANCE! apurou que a escolha pela 1190 Sports partiu da própria Serengeti e não passou pela liga ou pelos clubes integrantes.
- A Liga de clubes do Brasil tem um potencial enorme para se transformar rapidamente em uma das iniciativas mais inovadoras e interessantes do mundo do futebol. As grandes ligas do futebol mundial são a fiel prova de que a unidade e distribuição equilibrada e meritocrática dos recursos não apenas incrementam a competitividade e atratividade dos campeonatos, mas também geram receitas ainda maiores. Sendo o Brasil o principal exportador de jogadores do mundo, isso completa um círculo virtuoso em benefício de todos os clubes, algo que se espera de tal potência futebolística - comentou o CEO da 1190 Sports, Hernan Donnari.
Em pouco mais de dois anos e meio de contrato, a 1190 Sports conseguiu levar a transmissão de jogos das Séries A e B do Brasileirão a mais de 150 países em TV aberta, fechada, PPV (pay per view) e streaming. Estima-se que a audiência potencial seja de mais de 650 milhões de pessoas ao redor do mundo. Hoje os jogos são transmitidos em 13 idiomas e estão disponíveis na plataforma BrasileirãoPlay, a plataforma oficial do Brasileirão fora do Brasil, que conta com assinantes em mais de 90 países.
Negócios nas Américas e relação com a 777 Partners: conheça a 1190 Sports
A 1190 Sports foi fundada em 2015 pelo argentino Hernán Donnari e pelo chileno David Belmar. Com sede em Miami, a empresa é uma companhia global dedicada a gestão e comercialização de direitos esportivos – transmissão, imagem e distribuição -, cuja proposta de valor permite que ligas, federações, clubes e marcas estreitem sua conexão com os consumidores.
Em agosto de 2020, a 1190 se tornou a empresa responsável por vender os direitos internacionais das Séries A e B do Brasileirão para o exterior. O contrato firmado tem quatro anos de duração, entre 2020 e 2023. Hoje, a empresa também administra os direitos internacionais do Campeonato Paulista, da Copa do Nordeste, Liga Argentina de Futebol Profissional e da Liga Peruana. Além disso, a empresa integra o consórcio que se encarrega da gestão dos direitos de transmissão, imagem e patrocínios de “La Roja” – as seleções chilenas de futebol – para o período 2023-2026, assim como a gestão de patrocínios da Seleção Peruana, entre outras propriedades.
Em todos esses mercados, a 1190 Sports já atua em parceria com a Serengeti em diversos projetos. Vale destacar também que a 777 Partners, sócia majoritária da SAF do Vasco, tem participação na empresa desde 2020.
Proposta da Serengeti e Life Capital
A Serengeti e a Life Capital Partners concordaram em injetar R$ 4,85 bilhões para comprar uma participação de 20% em uma liga composta por 36 a 40 clubes. Caso o número não seja alcançado, o investimento seria de cerca de R$ 2,2 bilhões. O acordo já foi aprovado pelo Conselho de 24 dos 26 integrantes da Liga Forte Futebol.
Os clubes da LFF são: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias