Mercado de patrocínio esportivo na Europa supera marca de R$ 100 bilhões, diz estudo

Impulsionado por megaeventos, setor&nbsp;cresceu 4,3% em relação ao ano de 2021<br>

imagem cameraMercado de patrocínio esportivo está em alta na Europa (Foto: AFP)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 27/03/2023
15:29
Atualizado em 27/03/2023
16:30
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O mercado de patrocínio esportivo da Europa atingiu um valor recorde de € 20,69 bilhões (R$ 116,5 bilhões na cotação atual) em 2022. A informação é do estudo conjunto da Associação Europeia de Patrocínio (ESA, na sigla em inglês) com a Nielsen Sports.

O número representa um aumento de 4% em relação ao registrado em 2021 (€ 19,8 bilhões). O montante também é superior aos € 20,26 bilhões registrados em 2019, ano anterior ao início da pandemia da Covid-19.

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- É notável como o patrocínio se recuperou após os efeitos devastadores da pandemia, e todos nós gostamos da retomada total dos eventos esportivos e culturais presenciais que contribuíram para o crescimento do setor em 2022 - analisou Andy Westlake, presidente da ESA.

O aumento no montante movimentado na indústria de patrocínio esportivo tem relação direta com o fim de restrições impostas durante a pandemia. Os torcedores voltaram aos estádios e grandes eventos de futebol aconteceram em 2022, como a Eurocopa Feminina e a Copa do Mundo do Qatar.

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- Uma olhada nos números confirma a tendência de 2021: o mercado de patrocínio na Europa está crescendo pelo segundo ano consecutivo. A suspensão das restrições e a maior adaptação das tecnologias da Web 3.0 serviram como impulsionadores desse crescimento - disse Samantha Lamberti, diretora internacional da Nielsen Sports, que produz esse relatório anualmente desde 2008.

A pesquisa analisa os 10 principais mercados da Europa e apontou Espanha (14%) e Reino Unido (10%) como os países que mais cresceram em 2022. O relatório constatou que a Espanha se beneficiou da estabilização do mercado após a proibição do patrocínio de apostas em 2021, com crescimento comercial impulsionado pelo Barcelona e Atlético de Madrid. O crescimento contínuo da Premier League foi um dos principais contribuintes para o aumento do patrocínio do Reino Unido.

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