twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

13 clubes brasileiros aumentam valor de marca no último ano; veja lista

Flamengo eleva em R$ 729 milhões o seu valor entre 2022 e 2023; times fora do eixo Rio-São Paulo também se destacam

Flamengo-x-Bragantino-Campeonato-Brasileiro-Maracana-23-11-2023-51-scaled-aspect-ratio-512-320

Flamengo e Red Bull Bragantino tiveram as maiores valorizações no último ano (Foto: Gazeta Press)

Lance! - 08/02/2024 - 15:30

Lance! - 08/02/2024 - 15:30

Crescer o valor de mercado é, sem dúvida, o principal desafio de qualquer empresa. Dentro do futebol, não é diferente. E, de acordo com estudo realizado pela consultoria Sports Value, apenas 13 times brasileiros podem se orgulhar deste feito entre 2022 e 2023.

O que teve melhor desempenho foi o Flamengo. No período de um ano, o clube rubro-negro conseguiu elevar o seu valor em R$ 729 milhões, um aumento percentual de 19,25%, o que o garante ainda como o clube mais valioso do Brasil (R$ 4,5 bilhões).

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

Outros times também obtiveram resultados expressivos. O Red Bull Bragantino, por exemplo, viu sua marca valorizar em 36,12% (R$ 315 milhões) no período e agora vale R$ 1,18 bilhão. Outros paulistas, como Palmeiras e Corinthians, também tiveram crescimento.

💸Os 13 clubes que se valorizaram no último ano:

Flamengo – R$ 729 milhões
Red Bull Bragantino – R$ 315 milhões
Palmeiras – R$ 163 milhões
Corinthians – R$ 80 milhões
Cruzeiro – R$ 80 milhões
Fluminense – R$ 50 milhões
Fortaleza – R$ 91 milhões
América-MG – R$ 82 milhões
Coritiba – R$ 75 milhões
Cuiabá – R$ 69 milhões
Sport – R$ 60 milhões
Goiás – R$ 33 milhões
Avaí – R$ 19 milhões

Crescimento fora do eixo Rio-São Paulo

Equipes com menor torcida e menor exposição também conseguiram realizar ótimos trabalhos. Fortaleza, Cuiabá, Coritiba, Sport, Goiás e Avaí são alguns exemplos que é possível crescer mesmo fora dos holofotes.

- O resultado da pesquisa mostra que estamos trilhando o caminho correto. Há uma percepção do mercado, através da pesquisa, que nos valorizamos. Estamos trabalhando em várias frentes para dar mais robustez e valor efetivo do clube: desenvolvimento maior da governança e gestão, trabalhando na revisão dos processos financeiros e estrutura de capital do clube - destacou o presidente do Sport, Yuri Romão.

Apesar de não conseguirem evitar a queda na Série A do Brasileiro no ano passado, Coritiba e Goiás também conseguiram crescer o valor de suas marcas. O Coxa aumentou sua valuation em R$ 75 milhões, enquanto o Esmeraldino teve um aumento de R$ 33 milhões.

- O Goiás tem uma história muito rica, uma torcida apaixonada e a tendência é que a instituição continue se valorizando. Estamos trabalhando arduamente para alcançar resultados expressivos dentro e fora das quatro linhas. Com seriedade, dedicação e profissionalismo, temos o objetivo de continuar fortalecendo a imagem do clube perante o mercado - disse Luciano Paciello, CEO do Goiás.

Entendemos esse valor de marca como crucial para não apenas reconstruir o clube, mas também gerar um crescimento sustentável do Avaí para os próximos anos. O futebol mudou muito e tem coisas que o mercado do esporte não aceita mais que sejam negligenciadas, e a marca é uma delas. Criamos o Comitê da Marca. Investimos na contratação de profissionais e na mensuração de indicadores
Júlio César Heerdt, presidente do Avaí

Segundo Heerdt, o clube traçou um Planejamento Estratégico para 2024 e 2025, onde coloca metas ambiciosas que deverão refletir ainda mais no valor de mercado. "Com maior valor, melhores contratos, mais credibilidade para novos negócios e mais vantagens para o torcedor, além de maior investimento no elenco profissional”, finaliza.

Botafogo acabou se desvalorizando e São Paulo ficou estagnado

Dos 30 clubes listados pelo estudo, apenas 13 tiveram valorização de suas marcas no período de um ano. Alguns não tiveram crescimento - como o São Paulo -, e outros se desvalorizaram, como Botafogo, Inter e Santos, por exemplo.

Metodologia

O estudo da Sports Value considera inúmeros fatores para que se aponte o valor final de cada clube. São usadas as informações financeiras e considerados todos os ativos em circulação como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber, além de ativos imobiliários, como estádio, centro de treinamento e edificações em geral.

Além disso, o levantamento faz uma avaliação de marca, que considera 20 diferentes variáveis para a formação de valor, divididas em três grandes grupos: potencial de mercado, potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.

FBL-SUDAMERICANA-FORTALEZA-LIGA

Fortaleza foi um dos clubes que aumentaram valor de marca (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados

Mais Notícias

Ver Mais
email icon

Sucesso!

Em breve, você receberá as últimas atualizações com notícias sobre o mundo dos esportes, no seu e-mail.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!