A Arábia Saudita prepara um movimento estratégico e audacioso no mundo dos esportes. O país planeja lançar um grupo de investimento esportivo multibilionário, que fará parte do seu fundo soberano de U$$ 650 bilhões. O objetivo é expandir ainda mais a presença saudita no cenário esportivo global.

Este movimento também é parte de um esforço mais amplo para diversificar a economia saudita, tradicionalmente dependente das receitas do petróleo. De acordo com o Financial Times, o novo grupo de investimento esportivo terá um "cofre de guerra" para financiar a planejada expansão da Arábia Saudita no esporte.

+ Libertadores: clubes brasileiros protagonizam confronto mais valioso das oitavas; veja raio-X

Entenda pontos-chave:

> O novo grupo de investimento esportivo será uma extensão do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, presidido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

> Projeto se assemelha ao que o Qatar faz com o Qatar Sports Investments (QSI), empresa subsidiária do fundo soberano local e dona do PSG desde 2011.

> O PIF tem sido o principal veículo para a diversificação da economia saudita, afastando-se da dependência das receitas do petróleo.

> A Arábia Saudita tem feito investimentos significativos em esportes e entretenimento desde a compra do Newcastle United em 2021. Além do futebol, o governo tem investido em outros esportes, como golfe e Fórmula 1.

> O país também está impulsionando a liga doméstica de futebol, atraindo estrelas como Cristiano Ronaldo e Benzema com contratos lucrativos.

> Críticos têm acusado a Arábia Saudita de usar investimentos em esportes e entretenimento para desviar a atenção de seu histórico de direitos humanos. O governo, no entanto, justifica os investimentos como um esforço remodelar a economia saudita e relaxar os códigos sociais conservadores.

Newcastle foi comprado pelo fundo soberano da Arábia Saudita (Foto: Divulgação/Newcastle)

Este movimento da Arábia Saudita é um exemplo claro de como os países estão usando o esporte como uma ferramenta para alcançar objetivos econômicos e sociais mais amplos. Com o lançamento deste novo grupo de investimento, o país se posiciona como um importante player no cenário esportivo global.