A Arábia Saudita tem um papel cada vez mais importante nos bastidores do futebol mundial. Com investimento pesado em reforços para a liga local, o país já se garantiu como sede da Copa do Mundo de 2034 e recebe atualmente o Mundial de Clubes da Fifa.
A influência não para por aí. Dos 11 patrocinadores do torneio, seis são empresas sauditas. Abaixo, o Lance! Biz apresenta a lista completa.
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O principal patrocinador do Mundial de Clubes 2023 é o próprio governo da Arábia Saudita, que faz uma campanha para atrair turistas por meio da Visit Saudi. O órgão de turismo nacional já havia sido o "parceiro apresentador" da última edição do torneio, disputada no Marrocos em fevereiro.
Com este acordo, o evento está sendo chamado comercialmente de "Mundial de Clubes da Fifa 2023, apresentado por Visit Saudi".
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Na segunda prateleira de patrocinadores, estão os "Parceiros da Fifa" - marcas que têm contratos longos e garantiram o direito de patrocinar todos os eventos organizados pela entidade. Neste grupo, estão a Adidas, a Coca-Cola, entre outras empresas multinacionais.
Por fim, há a cota de apoiadores. Tradicionalmente, esta prateleira é ocupada por empresas do país-sede do evento. No caso do Mundial de Clubes 2023, as cinco marcas apoiadoras são da Arábia Saudita.
Este cenário é apenas uma prova da crescente influência saudita no futebol mundial. A federação do país é, hoje, uma das principais aliadas do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Há, inclusive, negociações para a Aramco, empresa ligada ao governo saudita, se tornar a patrocinadora mais lucrativa da entidade.