O projeto da Botafogo TV, que logo no primeiro mês com novo estúdio e programação remodelada registrou aumento de 110% na audiência, prevê voos ainda mais altos. O clube busca ampliar as transmissões internacionais com conteúdo de pré e pós-jogo para potencializar a marca do Botafogo pelo mundo e alavancar negócios.
Em entrevista ao site MKTEsportivo, o diretor de Comunicação do Botafogo, Julio Gracco, explicou o posicionamento do clube em relação à venda dos direitos de transmissão para o estrangeiro.
- O modelo tradicional de transmissão do Campeonato Brasileiro para o exterior colocava na mão de terceiros, em valores no nosso entender subdimensionados, a exploração de um ativo que é um universo de oportunidades. Em um primeiro momento, optamos por abrir o sinal do canal da Botafogo TV, no YouTube, gratuitamente, para todo o mundo exceto, naturalmente, o território brasileiro - disse.
Para o Brasil, os direitos pertencem ao Grupo Globo. Julio Gracco destacou a importância dessa abertura de mercado.
- No primeiro jogo transmitido para fora, contra o Bahia, registramos audiência de usuários em mais de 70 países. Da mesma forma que nos conecta com botafoguenses pelo mundo, abre um mercado ímpar com estrangeiros que vão poder nos acompanhar com uma facilidade nunca antes vista - afirmou.
Apesar de ter transmitido apenas duas partidas até agora, contra Bahia e Juventude, o Botafogo pretende explorar ainda muitas frentes, de olho nas expectativas do torcedor que está no exterior.
- É um mundo novo que se abre, seja do ponto de vista de marca e de oportunidades de negócios. Há muito a ser explorado e temos a mente aberta para tomar as melhores decisões. Por isso, abrir frentes com outros players também está no radar - ressaltou Julio Gracco.