A Fifa está envolvida em uma disputa com o Grupo Wanda, um de seus principais patrocinadores. De acordo com o site SportBusinsess, a entidade deixou de ativar os direitos de patrocínio da empresa chinesa depois de não receber pagamentos contratuais programados.

O conglomerado imobiliário comercial se tornou Parceiro da Fifa - o principal nível de patrocínio - em 2016, no auge do boom de investimento esportivo da China. O acordo é válido até a Copa do Mundo de 2030.

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

Os Parceiros da Fifa recebem direitos de patrocínio em todas as competições masculinas, femininas e de esportes eletrônicos oraganizadas pela entidade. Adidas, Coca-Cola, Visa e Qatar Airways são outros exemplos de empresas que fazem parte deste seleto grupo de patrocinadores.

O logotipo do Wanda, no entanto, não apareceu nos painéis publicitários ao lado do campo durante a recente Copa do Mundo de Futebol de Areia, em Dubai, e foi removido da plataforma de streaming Fifa+ na semana passada. Vale destacar que o logo continua aparecendo no site principal da federação.

➡️ Entenda de onde vem o dinheiro dos Jogos Olímpicos Paris 2024

As partes esperam realizar mais discussões em breve para tentar resolver a situação atual. De acordo com a reportagem, a falta de pagamento foi desencadeada por uma mudança na política do governo chinês e pelo forte impacto da pandemia de Covid-19 no império imobiliário de Wanda.

Wanda Group é patrocinador da Fifa desde 2016 (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)