O Fortaleza pode ser o próximo clube brasileiro a constituir a Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O Conselho Deliberativo do clube se reunirá em Assembleia Geral Extraordinária, neste sábado (23), para votar a cisão do departamento de futebol e a transferência de bens para uma nova empresa.
Caso a mudança no estatuto seja aprovada, o Leão do Pici seria o nono clube da Série A do Brasileirão a aderir o novo modelo de gestão. Abaixo, o Lance! apresenta a lista completa.
+ Lance! Biz explica: O que é SAF e como funciona o novo modelo de negócios do futebol brasileiro?
Clubes da Série A que viraram SAF:
- Botafogo
- Cruzeiro
- Vasco
- Bahia
- Cuiabá
- América-MG
- Coritiba
- Atlético-MG*
* A SAF do Atlético-MG ainda precisa passar pelos últimos processos burocráticos antes de iniciar a operação.
+ Já em pensou em trabalhar em uma SAF? Inscreva-se no curso sobre gestão no futebol de Felipe Ximenes
Cruzeiro e Botafogo são exemplos de SAF na Série A do Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
América-MG e Fortaleza podem ser exceções
Dos oito clubes citados na lista acima, sete negociaram a SAF no mercado. Em outras palavras, eles receberam aportes financeiros e, agora, têm a figura de um comprador no comando do dia a dia.
+ Impacto das SAFs alavanca gastos e atrai astros internacionais para o Brasil
A única exceção é o América-MG, que já aprovou a constituição da SAF, mas ainda não negociou o clube-empresa. O clube chegou a receber propostas e avançar nas conversas, mas ainda não fechou negócio.
A ideia do Fortaleza, ao votar a instituição da SAF, é justamente essa: aderir o novo modelo de gestão, com vantagens financeiras, mas sem vender ações neste primeiro momento.