Os avanços tecnológicos impactaram a gestão do esporte, e a chegada da Inteligência Artificial significa uma nova era. Além do impacto dentro de campo, há enormes oportunidades para o marketing esportivo.
Segundo estudo da Sports Value, a IA pode alavancar as marcas dos clubes, aumentar o retorno para os patrocinadores, dar eficiência à publicidade nas transmissões e melhorar a relação com os fãs. Um impacto brutal para aqueles que estiverem preparados, diz o relatório.
A Sports Value cita alguns exemplos de como a IA pode alavancar o marketing esportivo. O Golden State Warriors, da NBA, adota preço dinâmico de venda de ingressos de acordo com a demanda e o momento esportivo da equipe. Já o Tottenham, da Premier League, implementou chatbots para venda de ingressos e produtos do time, melhorando a experiência de compra. A Fórmula 1, por sua vez, utiliza insights em tempo real para melhorar a experiencia do espectador das corridas.
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A busca pelo fã no ambiente digital é fundamental. De acordo com estudo da empresa Telecoming publicado recentemente, o consumo digital dos fãs de esporte no mundo atingiu US$ 58 bilhões e deve
chegar aos US$ 101 bilhões em 2028, um aumento de 74%. A venda de ingressos, que gera US$ 43 bilhões, vai crescer 65%, atingindo US$ 71 bilhões em 2028. Já o fan engagement produz atualmente US$ 15 bilhões em receitas e vai chegar a US$ 30 bilhões em 2028.
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O estudo da Sports Value aponta que novas receitas podem ser obtidas pelo clubes com a adoção da IA por meio da análise de dados, da personalização de conteúdo, da segmentação de audiência, da maximização da publicidade e do engajamento em real time.