Os Jogos Olímpicos de 2024 estão prestes a começar e prometem trazer inovações no âmbito da tecnologia. A bola da vez é o uso da inteligência artificial como forma de gerar maior conexão com o público e altos índices de engajamento. A ferramenta tem sido bem aceita pelos fãs de esporte, conforme revelou pesquisa recente da IBM, e tem potencial para se consolidar de vez no esporte após os Jogos de Paris, além de oferecer novas oportunidades de negócios.

A pesquisa da IBM mostra que 50% dos entrevistados acreditam que a IA pode melhorar as experiências na busca por conteúdos esportivos digitais cada vez mais personalizados, servindo também para economizar tempo.

A inteligência artificial generativa como forma de aumentar o engajamento também foi uma das questões levantadas, em que as possibilidades de atualizações em tempo real e o consumo de conteúdos personalizados são tidos como prioridades para 34% e 29% dos entrevistados, respectivamente. A pesquisa foi realizada com 18 mil fãs de esportes em dez países.

- Sem dúvidas, Paris 2024 será um marco no que tange a utilização da inteligência artificial e os Jogos Olímpicos. Veremos grandes ativações por meio de ideias inovadoras - avalia Fábio Wolff, sócio fundador da agência Wolff Sports.

Segundo Wolff, a inteligência artificial será utilizada, por exemplo, para a geração de conteúdo dos atletas, das modalidades e dos bastidores junto aos patrocinadores.

- Vale ressaltar que o acesso durante os Jogos é bem restrito e em função disso a ferramenta se torna uma grande aliada - ressalta.