Em votação apertada na noite desta segunda-feira (24), o Conselho Deliberativo do Inter aprovou a adesão do clube à Liga Forte do Futebol (LFF). O Colorado já era filiado ao bloco e enfim teve a aprovação interna para assinar contrato com os investidores Life Capital Partners e Serengeti.

Dos 338 membros aptos do colegiado, 303 votaram. Ao todo, foram 157 votos a favor da LFF, enquanto a Libra recebeu 145 votos. Apenas um conselheiro votou em branco. Mas o que esta definição representa para o Inter e para o futebol brasileiro? O Lance! Biz explica abaixo.

+ Guia da SAF do Atlético-MG: conheça valores, investidores e novo modelo de gestão

O que aconteceu?

> A disputa entre Forte Futebol e Libra movimentou os bastidores do Inter nas últimas semanas. Enquanto alguns conselheiros apoiavam a adesão completa à LFF, outros defendiam a migração para o outro bloco.

> Com a decisão do Conselho, o clube gaúcho vai assinar contrato com os investidores Life Capital Partners e Serengeti para venda de 20% dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro pelos próximos 50 anos, a partir de 2025.

> Em contrapartida da cessão dos 20%, o Inter receberá R$ 218 milhões dos investidores - a maior fatia do bloco. O valor será pago em até 18 meses.

Alessandro Barcellos é o presidente do Inter (Ricardo Duarte/Divulgação/Internacional)

Sai fortalecido o Internacional, nas instâncias que o clube tem, foi um debate exaustivo, hoje o resultado final. Vamos trabalhar muito para concretizar. A gestão vai continuar trabalhando para que o Internacional possa ter a melhor forma de fazer a adesão desses recursos. O Internacional precisa ser protagonista nesse cenário nos próximos 50 anos
—Alessandro Barcellos, presidente do Inter


Como ficam os blocos?

> Com a decisão do Inter, todos os 20 clubes da Série A já têm lado nesta disputa entre blocos comerciais.

> O Forte Futebol conta com 25 membros e terá o "reforço" dos quatro clubes do Grupo União na hora de negociar os direitos de transmissão. Apesar dos nomes distintos, os grupos vão negociar de forma conjunta.

> A Libra tem uma quantidade menor de membros (16), mas conta com os clubes com maior torcida no futebol brasileiro.

Quais são os próximos passos?

> Com a composição praticamente definida, os blocos comerciais vão avançar com as negociações com emissoras interessadas em transmitir o Brasileirão a partir de 2025.

> Cabe destacar que o contrato atual com a Globo pelos direitos da Série A do Brasileirão termina em 2024.

> Os direitos de transmissão são a maior receita dos clubes brasileiros. Por isso, a importância de todos os movimentos envolvendo a criação da liga ou a formação dos blocos comerciais.