A Brand Finance divulgou, nesta quarta-feira (17), o relatório Global 500 2024, o levantamento anual das 500 empresas mais valiosas do mundo. Ao todo, oito marcas esportivas apareceram no ranking, com destaque para a Nike, que ficou na 62ª posição e liderou o segmento pelo terceiro ano consecutivo.
Avaliada em US$ 29,8 bilhões (cerca de R$ 147 bilhões), a marca norte-americana perdeu oito posições em relação ao ano passado, mas é a única representante do mundo esportivo entre as 100 primeiras.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Principal concorrente da Nike, a Adidas aparece somente na 141ª posição. Outra fornecedora de material esportivo de alcance mundial, a Puma ficou em 479º.
As iutras cinco marcas ligadas ao esporte que aparecem no ranking são: Decathlon (varejo), ESPN (mídia), Lululemon (roupas), Gatorade (isotônico) e JD Sports (roupas).
➡️ Em alta, Bia Haddad Maia ganha fama e amplia lista de patrocinadores pessoais
💰 As marcas esportivas mais valiosas do mundo:
1. Nike (#62 no ranking global)
2. Adidas (#141)
3. Decathlon (#230)
4. ESPN (#331)
5. Lululemon (#382)
6. Gatorade (#432)
7. JD Sports (#478)
8. Puma (#479)
A lista da Brand Finance avalia o valor de mercado de cada marca. Para isso, considera diversos fatores, como volume de vendas, resutados financeiros e aspectos de comunicação, por exemplo.
Geralmente as marcas ligadas à tecnologia ficam nas primeiras posições. O pódio de 2024, por exemplo, é composto por Apple (US$ 516 bi), Microsoft (US$ 340,4 bi) e Google (US$ 333,4 bi).