A Arábia Saudita, por meio do Fundo de Investimento Público (PIF), estuda a possibilidade de ampliar seu porfólio de clubes de futebol. Segundo o jornal britânico Independent, os próximos alvos do país seriam o Valencia, da Espanha, ou o Olympique de Marseille, da França.
Mas, afinal, quais clubes são controlados pela Arábia Saudita atualmente? O Lance! Biz apresenta os detalhes abaixo.
➡️Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
O primeiro clube a ser adquirido pelo PIF foi o Newcastle, da Ingleterra. A compra foi finalizada em outubro de 2021 e girou em torno de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões, na cotação da época).
Em junho deste ano, o fundo soberano saudita adquiriu 75% e assumiu o controle dos quatro maiores clubes do próprio país: Al-Ahli, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Nassr.
➡️ Quais são os donos de clubes mais ricos do mundo? Vini Jr, sozinho, vale três vezes mais que a seleção da Venezuela; veja raio-X
“Sportswashing”
Cabe destacar que a compra de clubes e o investimento saudita no futebol se encaixam em mais um caso de “Sportswashing”: o uso do esporte como forma de apagar – ou esconder – ações que governos não querem que sejam conhecidas pelo resto do mundo. Clique no link abaixo para saber mais sobre o tema.
➡️ Lance! Biz explica: O que é sportswashing?