menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Vasco adere ao Grupo União e assina com investidores do Forte Futebol

Cruz-Maltino segue o caminho de outras SAFs, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco

Josh Wander e Luiz Mello - Vasco
imagem cameraVasco assina contrato com investidores do Forte Futebol (Foto: Divulgação/Vasco)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/07/2023
16:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Vasco não faz mais parte da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Nesta quinta-feira, o clube confirmou a adesão ao Grupo União e assinou contrato com os investidores do Forte Futebol - o fundo americano Serengeti e com a gestora Life Capital Partners (LCP).

O Cruz-Maltino segue o caminho de Botafogo e Cruzeiro, outras SAFs que deixaram a Libra para formar o Grupo União. O Coritiba é o quarto membro.

+ Grupo União: SAFs assinam com investidores da LFF e criam ‘terceira via’ por liga unificada

Eles optaram por manter uma posição intermediária, sem aderir totalmente à LFF. Ainda assim, estarão incluídos no mesmo bloco comercial. A informação foi dada inicialmente pelo "ge" e confirmada pelo Lance!.

O que aconteceu?

> O negócio consiste na venda de 20% dos direitos comerciais do Vasco no Campeonato Brasileiro por 50 anos, a partir de 2025. De acordo com tabela pré-definida pelos investidores, o clube terá direito a uma fatia de R$ 212 milhões do aporte total.

> Considerando a Liga Forte Futebol e o Grupo União, 25 clubes assinaram acordos de compra de direitos com o Serengeti e a LCP. Até o momento, o valor a ser desembolsado pelos investidores da LFF chega a R$ 2,5 bilhões (confira a distribuição ao fim da matéria).

> A ideia, ao criar o Grupo União, é adotar um discurso de unificação para convencer outros clubes da Libra a fechar com os mesmos investidores.

> Apesar de terem sido assinados dois acordos (um da LFF e outro do Grupo União), Serengeti e LCP saem fortalecidas após esse movimento. O Lance! apurou que os investidores vão negociar os direitos de todos os times como se fosse um único bloco.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners - CT do Vasco - Grupo União
Vasco é o quarto clube a integrar o Grupo União (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Quanto cada clube vai receber da Serengeti e LCP?


Atlético-MG, Inter, Náutico e ABC estão filiados ao Forte Futebol, mas ainda não assinaram contrato com os investidores. Por isso, não aparecem na tabela acima.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias