O surfe tem conquistado cada vez mais a atenção do público nacional. Com a produção de conteúdo multiplataforma e a força dos atletas brasileiros, os canais em português da World Surf League (WSL) ultrapassam a marca de 1 milhão de seguidores somadas as cinco principais redes sociais.
O Instagram representa a maior parcela da quantidade total no perfil oficial em língua portuguesa da WSL, com 583 mil. Na sequência, aparece o TikTok com 306 mil seguidores na plataforma e é o que registra maior índice de crescimento nos últimos meses. Confira todos os números abaixo.
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A próxima parada para atrair a atenção do público brasileiro será em Saquarema, com o Corona Saquarema Pro, evento que vai encerrar o Challenger Series 2023 entre os dias 14 e 21 de outubro.
Na etapa sediada na Praia de Itaúna, conhecida como o “Maracanã do Surfe”, serão definidos os dez homens e as cinco mulheres que completarão a elite do World Surf League Championship Tour (CT) em 2024. Além das disputas nas ondas, o segundo evento mais importante da WSL na América Latina vai contar com ativações especiais ao público, casos da Vila dos Patrocinadores, baterias especiais do Outubro Rosa e Legends, show nacional, apresentação da Esquadrilha CÉU e demonstração acrobática de jet skis.
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Estamos conquistando impactos significativos no país, com a produção de conteúdo multimídia nas principais redes sociais e aproximando os fãs brasileiros, que estão na casa dos 45 milhões. A expectativa para o Corona Saquarema Pro é repercutir ainda mais o evento, envolvendo nomes em ascensão no circuito competitivo e mostrando o trabalho da WSL junto aos atletas da região e à população apaixonada da cidade.
Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina
A WSL LATAM, inclusive, é o único dos sete escritórios regionais da liga que tem contas nas redes sociais dedicadas à região, indicando força da audiência. Uma das redes que se tornou protagonista com conteúdos de surfe é o TikTok, que é parceiro da Liga há mais de um ano.
Além das transmissões de determinados campeonatos da WSL, o perfil na rede social chinesa cresceu o público com publicações especiais sobre a modalidade. Entre 1º de janeiro de 2023 até cinco dias depois do Vivo Rio Pro 2023, houve um aumento de 121% no ganho de seguidores e 42% nas visualizações total na conta da WSL Brasil em relação ao mesmo período do ano anterior.
O salto nas plataformas digitais também tem sido fundamental para a visibilidade global dos eventos da WSL realizados no Brasil, cujo exemplo mais recente foi o próprio Vivo Rio Pro 2023. A competição, que teve o brasileiro Yago Dora como campeão e movimentou mais de R$ 97 milhões, gerou cerca de 118 milhões de impressões nas mídias digitais e 1.3 milhão de engajamento total nas principais plataformas. Além disso, a transmissão por streaming gerou mais de 1,8 milhão de horas assistidas.
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Além dos diversos conteúdos, o crescimento nas redes conta com a colaboração dos surfistas brasileiros, que se tornaram protagonistas do Championship Tour - a elite do surfe mundial - e astros no esporte. A principal referência é o tricampeão mundial Gabriel Medina, que acumula quase 15 milhões de seguidores nas maiores mídias sociais.
Outro nome é o também campeão mundial Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, que possui cerca de 3,5 milhões de seguidores. Filipe Toledo, atual bicampeão do mundo, conta com mais de 1 milhão de seguidores nas redes. Vale lembrar que, dos últimos nove mundiais, sete foram vencidos por brasileiros.